"Aceitámos a expulsão de Fábio Cardoso, mas Otamendi em Vizela..."

Diretor de comunicação do FC Porto recordou lance polémico da época passada.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
04/10/2023 09:04 ‧ 04/10/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Francisco J. Marques

Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, criticou a arbitragem do Clássico da passada sexta-feira, que culminou com a derrota dos azuis e brancos com o Benfica (1-0). O dirigente portista diz concordar com o vermelho mostrado a Fábio Cardoso, mas recordou um caso da última época que teve um desfecho distinto.

"Todos aceitámos a expulsão do Fábio Cardoso, mas também aceitámos que o Otamendi tinha de ser expulso na época passada em Vizela num jogo decisivo para o título. Isto tem de ser explicado e foi pedida a audiência, mas a explicação tem de ser para toda a comunidade e não só para o FC Porto. Ninguém está a dizer que é propositado, mas estão a acontecer demasiados erros", afirmou Francisco J. Marques, em declarações no programa Universo Porto da Bancada, no Porto Canal, antes de falar da arbitragem do Farense-Sporting.

"O que aconteceu no Algarve é inusitado. A expulsão é errada, o médio dinamarquês do Sporting tinha que ter visto o segundo amarelo e, depois, marcar aquele penálti que é um mergulho que o Sporting devia fazer um comunicado como fez com o Taremi. É adulterar a verdade desportiva", acrescentou, apontado o dedo a Luís Godinho.

"Luís Godinho foi apitar à Arábia Saudita, ganhar entre 3.000 e 7.500 euros na sequência do jogo da Supertaça. Pelos vistos tem problemas em expulsar jogadores do Benfica. Até hoje apitou 23 jogos do FC Porto, 23 do Benfica e 22 do Sporting. Expulsou três jogadores do Sporting; sete do FC Porto, três por duplo amarelo e quatro por vermelho direto, entre eles os célebres ao Danilo Pereira e ao Luis Díaz. E do Benfica, quantos expulsou? Zero. Nem sequer por duplos amarelos. Podemos dizer que não houve situações? Ai não? Lembram-se do FC Porto-Benfica em que o Pizzi e o Nuno Tavares... o Vertonghen tinham de ir para rua? E na Supertaça deste ano, o João Neves. Há um preconceito com o FC Porto, há um à-vontade e tolerância com o Benfica", frisou o dirigente.

Francisco J. Marques explicou ainda as razões que levaram o FC Porto a pedir uma reunião com o Conselho de Arbitragem da FPF.

"Em Faro houve falha muito grave de Luís Godinho e do VAR Manuel Mota. Este início de campeonato está a ter as piores sete jornadas de que tenho memória na arbitragem. Todas as jornadas, em mais do que um jogo, há erros muito graves, é preciso analisar e agir. Não podemos correr o risco de ter uma época toda desta forma. Todos nós compreendemos que o erro faz parte do jogo, como erro do avançado ou do guarda-redes. Não pode haver é tantos erros e diferenças de critérios", finalizou.

Leia Também: Erros de arbitragem. FC Porto solicita audiência com caráter de urgência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Polémica em Inglaterra. Gary Neville banido do Nottingham-Chelsea

Premier League

Polémica em Inglaterra. Gary Neville banido do Nottingham-Chelsea

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Elétrico, híbrido, diesel ou gasolina. Que carro menos desvaloriza?

Espanha

Elétrico, híbrido, diesel ou gasolina. Que carro menos desvaloriza?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas