Castro derrubou o muro milionário: As notas do Union Berlim-Sp. Braga

Golaço já quatro minutos depois dos 90 valeu aos arsenalistas a primeira vitória na edição 2023/24 da Liga dos Campeões.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
04/10/2023 08:01 ‧ 04/10/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O Sporting de Braga viveu, esta segunda-feira, uma das suas mais memoráveis noites europeias de sempre, ao visitar e derrotar o Union Berlim, por 2-3, depois de ter estado a perder por dois golos de diferença, em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

A primeira parte foi um verdadeiro 'pesadelo' para os homens de Artur Jorge, que teve um 'culpado' muito facilmente identificado. Tratou-se de Sheraldo Becker, que causou uma série de 'dores de cabeça', quer a Cristián Borja, quer a Sikou Niakaté, com investidas velozes.

O internacional suíço marcou dois golos 'de rajada', aos 30 e aos 37 minutos. O primeiro surgiu depois de um passe errado de Rodrigo Zalazar no ataque, e o segundo na sequência de uma autêntica 'cratera' na defesa dos arsenalistas.

Tudo parecia estar perdido, mas a alma minhota veio ao de cima ainda antes do apito para o intervalo. Ricardo Horta 'disparou' para uma defesa incompleta de Frederick Rannow, tendo Sikou Niakaté aproveitado para emendar para o fundo das redes.

No segundo tempo, o jogo virou, claramente, para o lado português, e o regresso dos balneários não podia ter sido melhor, visto que Bruma pegou na bola à entrada da grande área, e, com um remate colocadíssimo, repôs a igualdade no marcador.

O jogo 'partiu', e Artur Jorge lançou André Castro, aos 86 minutos, para o lugar de Joe Mendes, para tentar segurá-lo, e a aposta não podia ter sido mais certeira. No último minuto de compensação, o internacional português acreditou mais do que todos, encheu o pé e silenciou o Estádio Olímpico de Berlim, com um golaço.

No outro jogo do Grupo C, que decorreu de seguida, o Real Madrid visitou e derrotou o Napoli, por 2-3. Significa isto que, ao cabo de mais uma ronda, o Real Madrid lidera de forma isolada, com seis pontos somados em seis possíveis. Seguem-se Napoli e Sporting de Braga, com três, e, finalmente, o Union Berlim, a 'zeros'.

Figura

É verdade que o Union Berlim saiu derrotado, mas é impossível apagar a grande exibição assinada por Sheraldo Becker, especialmente, na primeira parte, onde foi uma constante 'dor de cabeça' para a defesa do Sporting de Braga. Ainda que tenha perdido 'gás', após o intervalo, marcou os dois golos que deixaram os alemães com 'uma mão' na vitória.

Surpresa

Quem mais pode merecer esta distinção a não ser André Castro? O internacional português entrou para o lugar de Joe Mendes, aos 86 minutos, e, aos 90+4, marcou o (grande) golo que selou o resultado final, com um remate à entrada da grande área que ficará gravado como um dos melhores momentos da história europeia do Sporting de Braga.

Desilusão

Uma noite muito, muito complicada para Cristián Borja. O internacional colombiano foi ultrapassado, vezes sem conta, por Sheraldo Becker, na primeira parte. Aliás, foi, precisamente, pelo seu lado que o Union Berlim mais dificuldades causou ao Sporting de Braga, pelo que não é de estranhar que tenha sido o primeiro a sair, aos 73 minutos, para dar o lugar a Adrián Marín.

Treinadores

Urs Fischer: O Union Berlim nunca escondeu ao que veio, optando por um bloco médio-baixo, procurando surpreender o Sporting de Braga com saídas rápidas para o contra-ataque, e foi, precisamente, assim que marcou os seus dois golos. No entanto, no segundo tempo, viu-se incapaz de controlar o ímpeto ofensivo adversário, expondo-se a uma reviravolta que acabou por se concretizar.

Artur Jorge: O Sporting de Braga entrou mal em campo, com dificuldades em ligar o jogo e 'despejando' bola atrás de bola direta em Simon Banza, sem grandes resultados práticos. Numa bola parada, conseguiu reduzir distâncias, e a equipa acreditou, partindo para uma segunda parte irreconhecível... para melhor, em que fez tudo o que estava ao seu alcance para justificar a conquista dos três pontos.

Árbitro

Um jogo relativamente simples para Srdjan Jovanovic, que deixou, desde bem cedo, claro que não iria tolerar entradas à margem da lei, punindo Leonardo Bonucci com um cartão amarelo logo aos 14 minutos, devido a uma entrada dura sobre Simon Banza. Ambas as equipas perceberam que não podiam 'esticar-se', e o jogo decorreu tranquilamente.

Leia Também: Para nunca mais esquecer. Castro deu a vitória aos Sp. Braga aos... 90+4'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda deixa (subtis) 'recados' antes do Benfica-Sporting

I Liga

Geovany Quenda deixa (subtis) 'recados' antes do Benfica-Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas