Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Bartomeu vai recorrer da decisão do juiz de instrução no 'Caso Negreira'

O ex-presidente do Barcelona é um dos implicados num esquema de corrupção.

Bartomeu vai recorrer da decisão do juiz de instrução no 'Caso Negreira'
Notícias ao Minuto

17:27 - 03/10/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Espanha

O antigo presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, foi o primeiro a manifestar-se em relação à decisão do juiz de instrução do 'Caso Negreira', Joaquín Aguirre, na qual este sustenta que os pagamentos efetuados pelo Barcelona ao antigo vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros (CTA), José María Enríquez Negreira, constituiriam indiretamente um alegado crime de suborno.

Na base da reclamação de Negreira está o facto deste tipo de infração penal não exigir a prova da adulteração de jogos concretos e prevê penas mais graves do que o crime de corrupção.

Bartomeu quer incluir no processo judicial a lei do júri, pelo que seria um tribunal popular a decidir a inocência ou a culpa do arguido. Bartomeu foi acusado pelo juiz Aguirre, juntamente com o ex-presidente Sandro Rosell e os ex-dirigentes do clube Albert Soler e Òscar Grau. 

Nesse despacho, o juiz Aguirre também qualificou Enríquez Negreira como funcionário do Estado, facto de que o antigo presidente do FC Barcelona também recorreu. Bartomeu diz que a RFEF é uma entidade privada. Segundo o juiz, há provas de "corrupção sistemática" no Barcelona, através do aliciamento de árbitros.

Leia Também: Deco impõe limite de idade aos reforços do Barcelona

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório