Râguebi: Portugueses em festa 'engolem' australianos em Saint-Étienne

Centenas de portugueses em festa 'engoliram' hoje os adeptos australianos na 'fan zone' de Saint-Étienne e nas imediações do Estádio Geoffroy-Guichard, onde as seleções dos dois países se defrontam em encontro do Mundial de râguebi França2023.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Lusa

Lusa
01/10/2023 17:40 ‧ 01/10/2023 por Lusa

Desporto

Fotogaleria

Em maior número, e com cânticos de "Portugal allez" os seguidores dos 'lobos' não hesitavam em puxar para o centro dos seus festejos os adeptos dos 'wallabies', que tinham dificuldade em passar despercebidos devido às suas camisolas amarelas.

A interação era, no entanto, sempre bem recebida pelos fãs que viajaram do hemisfério sul e terminava invariavelmente com um brinde de cerveja, votos de "bom jogo" e "boa sorte" de parte a parte, ou com algum adepto luso mais 'afoito' a garantir-lhes que "não têm hipótese".

À entrada da 'Rugby Village' de Saint-Étienne, usada por muitos adeptos como ponto de encontro para uma refeição e uma - ou várias - cervejas antes de rumarem ao estádio, Miguel Lopes Cardoso era dos que mais vezes 'vaticinava' o destino dos adversários e 'liderava' uma comitiva de quase 50 adeptos, maioritariamente do Porto, que se deslocaram a Saint-Étienne para assistir ao Austrália-Portugal.

Após uma "maratona entre Porto, Paris e Lyon" devido a vários "voos cancelados", com mais seis familiares, viajou com o restante grupo de autocarro, de Lyon até Saint-Étienne, onde faziam a festa à entrada da 'fan zone' por não ser permitido entrar com as cervejas e a comida que transportavam.

"Está a ser uma festa incrível. Estamos a divertir-nos imenso, que é o que realmente importa", disse à agência Lusa, após mais um 'corredor' a um grupo de australianos.

Os adeptos dos 'wallabies' que chegavam à 'Village' eram recebidos com 'uivos' pelos elementos do grupo, que na sua maioria usavam um 'gorro' em forma de cabeça de lobo, e acediam aos gritos de "canguru, canguru" ou aos cânticos de "Portugal, Portugal".

Não percebiam, provavelmente, os incentivos a "Nuno Sousa Guedes, João Belo e Pedro Bettencourt", jogadores do CDUP ou formados no clube do Porto, assim como a "José Madeira", da parte de uma das várias "pessoas amigas de Lisboa" que também integravam o grupo.

Muito por 'culpa' deste grupo da 'cidade invicta', a festa era mais 'rija' no exterior da Rugby Village do que no interior, onde George, William, Carter e Marcus se destacavam pelos adereços de diferentes países.

Os quatro amigos de infância viajaram de Londres propositadamente para assistir ao Portugal-Austrália, uma vez que George é descendente de portugueses da Nazaré, e envergava a réplica da camisola oficial da seleção portuguesa de râguebi, enquanto William é australiano e 'vestia' uma bandeira do país como 'capa'.

Marcus, de ascendência "chinesa", nasceu na Austrália apesar de os pais terem "nacionalidade neozelandesa", motivo pelo qual vestia uma camisola alternativa dos 'wallabies' e envergava um cachecol dos 'All Blacks'.

A 'destoar', o mais velho do grupo, Carter, de 26 anos, envergava uma camisola da Irlanda e foi 'denunciado' à Lusa pelos restantes elementos do grupo como "adepto do Liverpool" por "o seu jogador favorito" ser o ex-benfiquista "Darwin Nuñez".

Já em frente à Porta D do Estádio Geoffroy-Guichard, numa zona de restauração com esplanadas, eram maioritariamente adeptos de Lisboa os mais entusiastas a 'absorver' os australianos nos seus festejos.

Um grupo de "cerca de 10 pessoas" que vai variando de jogo para jogo, mas inclui "adeptos e jogadores de CDUL, Belenenses, Direito, Cascais, Agronomia, São Miguel" e também da "Lousã", explicou à Lusa Joaquim Félix António, ele próprio jogador sénior do CDUL.

"Está a ser uma grande experiência, foi uma grande sorte termos Portugal no Mundial, aqui em França. Espero que o governo e as instituições públicas invistam mais no râguebi a partir de agora, porque as condições deste apuramento foram muito precárias", apontou.

Junto ao grupo, o camionista Carlos Barroso, "de Vale Formoso, Covilhã", mas a residir em Lyon, já estava perfeitamente 'integrado' e era chamado pelos restantes como "o lobo da Serra da Estrela".

"Não conhecia o râguebi" antes da presença dos 'lobos' no Mundial de França2023, mas está rendido a uma modalidade em que "reina a boa disposição entre os adeptos".

"Comecei a vir aos jogos só porque é Portugal e gosto de Portugal. Aqui é só boa disposição, isto é uma grande festa e a vida é curta, tem de ser aproveitada", justificou o "Kikas", que, antes de voltar a juntar-se à festa, preconizou: "Hoje vamos deitá-los abaixo. Os 'lobos' são mesmo valentes".

Portugal defronta hoje a Austrália, em partida da quarta jornada do Grupo C do Campeonato do Mundo de râguebi França2023 agendada para as 16:45 (hora de Lisboa), no Estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne, com arbitragem do georgiano Nika Amashukeli.

A seleção portuguesa, orientada pelo francês Patrice Lagisquet, 'folgou' na primeira jornada da competição, perdeu com o País de Gales (28-8) na segunda ronda e empatou com a Geórgia (18-18) na terceira.

Após o jogo com a Austrália, os 'lobos' têm ainda uma partida agendada com as Ilhas Fiji, no domingo, que encerra a fase de grupos do França2023.

O Campeonato do Mundo de râguebi França2023 teve início em 08 de setembro e disputa-se até 28 de outubro.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Rede social

Mais um erro de Onana? Guardião do United falha... até na estrada

Inglaterra

Mais um erro de Onana? Guardião do United falha... até na estrada

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas