Notas do Benfica-RB Salzburgo: Personalidade de Neves não foi suficiente

Jovem médio das águias foi das unidades mais esclarecidas numa noite onde tudo correu mal para Roger Schmidt.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
21/09/2023 06:31 ‧ 21/09/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Benfica entrou a perder (0-2) na fase de grupos da mais recente edição da Liga dos Campeões. Apontado como o adversário mais acessível deste grupo D, o RB Salzburgo não veio em Lisboa em passeio e entrou a todo o gás na Luz, provocando a desorientação dos jogadores encarnados e a consequente (e inesperada) perda de três importantes pontos.

Os primeiros 15 minutos foram mesmo de autêntico sofrimento para as águias: dois penáltis e uma expulsão que deixou o Benfica com menos uma unidade em campo. 

A primeira grande penalidade até foi desperdiçada por Konaté, mas a segunda foi devidamente aproveitada por Simic (15'). As águias, com 10 jogadores, foram atrás do prejuízo, mas acabaram por sofrer mais um duro golpe, no arranque da segunda parte, que acabou por colocar um ponto final nas esperanças que restavam. 

Uma falha defensiva abriu espaço para um contra-ataque do Salzburgo e Gloukh (52') assinou o segundo tento austríaco da noite, consumando a surpresa na Luz. 

A exibição das águias não foi a melhor, mas tendo em conta o início desastroso, o resultado poderá ser considerado como algo injusto perante os acontecimentos ao longo dos 90 minutos. Veremos, também, se esta derrota caseira não sairá cara ao Benfica na altura de fazer as contas do grupo D. 

Vamos aos protagonistas da noite de ontem. 

A figura

No meio de tanta gente experiente do lado do Benfica a unidade com melhor rendimento foi mesmo o jovem João Neves. Defendeu, atacou, lutou e correu do primeiro ao último minuto. Têm elegância em campo mas é um jogador prático, que não complica e toma as sempre as decisões certas nos momentos certos. Exibição de encher o olho de um miúdo cheio de personalidade. 

A surpresa

O guarda-redes do RB Salzburgo defendeu tudo e mais alguma coisa. Alexander Schlager foi um autêntico muro perante as investidas do Benfica e por ele também se explica que os austríacos tenham saído da Luz com uma vitória mais folgada que aquilo que seria ajustado.

A desilusão 

Trubin deu início à noite desastrosa do Benfica ao cometer aquela grande penalidade logo aos dois minutos. É certo que Konaté desperdiçou o golo, mas o foco de instabilidade estava criado e teve impacto direto no resto da equipa. Ainda está a adaptar-se e isso foi notório em alguma falhas de comunicação com os colegas. Precisa de dar uma boa resposta no próximo jogo. 

Os treinadores

Roger Schmidt 

Qualquer treinador ficaria atarantado com aqueles primeiros 15 minutos na Luz. Roger Schmidt conseguiu devolver alguma estabilidade à equipa com a entrada de Morato, abdicando de João Mário, mas fica, uma vez mais, a sensação que voltou a mexer tarde na segunda parte. Só tirou Di María quando o argentino já estava esgotado e pouco tempo deu a David Neres para mexer com o jogo. 

Gerhard Struber

O treinador austríaco compareceu na Luz com uma estratégia arrojada e garantiu, após o jogo, que levava a lição bem estudada, confessando que a expulsão de António Silva facilitou a tarefa do Salzburgo. A verdade é que a formação da Áustria foi altamente eficaz e soube agarrar-se à vitória. 

O árbitro

A noite não foi fácil para o turco Halil Umut Meler, que aos 15 minutos já tinha dado uma ordem de expulsão e assinalados duas grandes penalidades. O jogo tornou-se algo quizilento e nem sempre soube punir as constantes perdas de tempo promovidas pelos jogadores do Salzburgo. Ainda assim, não foi pelo árbitro turco que o Benfica saiu derrotado.  

Leia Também: "O António Silva depois do jogo pediu desculpa, mas não é necessário"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Capitã do Benfica: "Um mergulho de cabeça nas noites de Vigo e do Dragão"

Futsal feminino

Capitã do Benfica: "Um mergulho de cabeça nas noites de Vigo e do Dragão"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pierre Gasly 'apanhado' em Paris para assistir... ao PSG-Arsenal

Fórmula 1

Pierre Gasly 'apanhado' em Paris para assistir... ao PSG-Arsenal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas