Tensão. Espanholas recusam-se a jogar pela seleção após convocatória

Montse Tomé divulgou a convocatória para a Liga das Nações feminina... mas sem sucesso.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/09/2023 22:01 ‧ 18/09/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Futebol feminino

Ao contrário da posição da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) em torno de um "ambiente seguro", um grupo que compõe a seleção feminina espanhola reagiu, esta segunda-feira, à mais recente convocatória de Montse Tomé - sucessora do despedido Jorge Vilda -, após terem vincado que não jogariam até que fossem feitas alterações na estrutura do organismo que tutela o futebol espanhol.

Sem contar com Jenni Hermoso, após o polémico beijo de Luis Rubiales - presidente que entretanto se demitiu - nos festejos do Mundial feminino, a nova selecionadora convocou algumas das jogadoras que tinham assinado uma carta a fazer exigências junto da RFEF e motivou uma rápida reação das jogadoras em comunicado.

"Nos dias seguintes a essa declaração, queremos dar a conhecer ao público que nada de diferente foi transmitido a nenhum membro da RFEF, pelo que solicitamos expressamente que a informação transmitida publicamente seja rigorosa", pode ler-se.

O grupo de futebolistas garante ainda que estudará  "as possíveis consequências jurídicas" sujeitas pela Federação espanhola.

Confira o comunicado na íntegra:

“As jogadoras da seleção sénior feminina de futebol pretendem afirmar, na sequência da convocatória e posterior conferência de imprensa da nova treinadora da seleção nacional, Montse Tomé, o seguinte: O que foi expresso no nosso comunicado de 22 de setembro de 2023, deixa claro e sem possibilidade de outra interpretação o nosso escritório não será convocado por motivos justificados, permanecendo estas declarações plenamente válidas. 

Nos dias seguintes a essa declaração, queremos dar a conhecer ao público que nada de diferente foi transmitido a nenhum membro da RFEF, pelo que solicitamos expressamente que a informação transmitida publicamente seja rigorosa.

Como jogadoras profissionais de elite e depois de tudo o que hoje aconteceu, estudaremos as possíveis consequências jurídicas a que a RFEF nos expõe, colocando-nos numa lista da qual havíamos pedido para não sermos chamados por motivos já explicados publicamente e com mais detalhes. à RFEF, e com isso tomar a melhor decisão para o nosso futuro e para a nossa saúde.

Parece-nos relevante salientar, nesse sentido, que a convocação não foi realizada em tempo hábil, nos termos do art. 3.2 do Anexo I do Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores FIFA, pelo que entendemos que a RFEF não está em condições de exigir que o façamos. "Lamentamos mais uma vez que a nossa Federação nos coloque numa situação que nunca teríamos desejado."

Leia Também: Primeira convocatória de Espanha pós-Mundial e... sem Jenni Hermoso

Leia Também: Federação espanhola garante "ambiente seguro" na seleção feminina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vinícius Jr. despede-se de Ancelotti (com um 'até já'): "É o destino"

Real Madrid

Vinícius Jr. despede-se de Ancelotti (com um 'até já'): "É o destino"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Compra Lamborghini Murciélago a 'preço de saldo' e corre bem… até o ligar

EUA

Compra Lamborghini Murciélago a 'preço de saldo' e corre bem… até o ligar

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas