A Califórnia "é Portugal em esteroides" e o surf une as duas costas

O consulado de Portugal em São Francisco quer estreitar as ligações entre Portugal e a Califórnia através do surf e da conservação com diversas iniciativas ligadas à sustentabilidade e economia azul, disse à Lusa o cônsul-geral.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
17/09/2023 09:08 ‧ 17/09/2023 por Lusa

Desporto

Surf

"Como eu costumo dizer, a Califórnia é Portugal em esteroides", disse Pedro Pinto, em entrevista à Lusa à margem da conferência "Iniciativas de sustentabilidade da indústria do surf", em San Diego, nos Estados Unidos. 

"É quatro vezes maior, [tem] quatro vezes mais população, mas há muitas semelhanças e há uma empatia natural", considerou. "Isto é algo que nós trabalhamos para promover sinergias que são mutuamente benéficas a nível político e económico, um nível macro, mas também é importante fazer isto a nível local". 

A conferência, organizada pelo consulado e pela TMA Blue Tech, reuniu uma audiência de surfistas, académicos da Universidade da Califórnia San Diego (UCSD), onde há um centro de excelência de oceanografia, ativistas ambientais, empreendedores e estudantes. 

"Foi uma ideia que nós tivemos para elevar o perfil de Portugal na Califórnia com uma questão que une as duas costas Oeste, a costa Oeste dos EUA que é a Califórnia e a costa Oeste da Europa que é Portugal", indicou Pedro Pinto. 

"A ideia era usar o surf como instrumento de consciencialização na promoção da sustentabilidade", referiu o cônsul. "Achámos que era um caminho interessante dentro desta lógica de fazer a ponte entre Portugal e a Califórnia, que têm imensas semelhanças". 

Com as semelhanças, disse, vêm também desafios comuns. "Um deles é a proteção costeira, outro é a utilização de energias renováveis offshore", exemplificou. "É algo que vemos cada vez mais com relevância, esta ligação entre Portugal e a Califórnia, e [queremos] também através do surf promover isso". 

Durante a conferência, foi referido o conceito de "surfonomics", que se debruça sobre a qualidade e impacto económico dos recursos naturais e do surf, e Pedro Pinto considerou que essa é uma evolução visível em Portugal. 

"Hoje em dia não só se vê muita gente a fazer surf como se veem escolas de surf e há toda uma pequena indústria à volta disso, que beneficia os restaurantes, as pessoas que alugam casas fora", indicou. 

Isso nota-se, por exemplo, no impacto da Nazaré e da sua grande onda. "Eu diria que, a seguir ao Cristiano Ronaldo, é a segunda marca portuguesa mais conhecida no mundo e por isso tem de facto relevância económica", frisou o cônsul-geral. 

Sendo a Califórnia uma referência histórica, onde surgiu o surf moderno, a intenção destes eventos é trocar experiências e comparar os dois modelos. "Um mais antigo e muito estabilizado, outro que teve uma progressão muito interessante nos últimos anos e na Europa é líder, que é Portugal", disse. 

A conferência em San Diego serviu também de pontapé de saída para a Global Wave Conference, que vai decorrer entre Peniche, Nazaré e Ericeira de 02 a 04 de outubro.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Nuno Lobo

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas