Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
29º
MIN 16º MÁX 29º

"O Galeno é cada vez mais um jogador chave para o FC Porto"

Antigo colega de equipa do extremo brasileiro acredita que a aposta de Sérgio Conceição é para manter, até porque agora a preparação é muito maior. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Luís Mata também recorda o lado mais tímido de Galeno nos primeiros tempos de FC Porto.

"O Galeno é cada vez mais um jogador chave para o FC Porto"
Notícias ao Minuto

08:03 - 15/09/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Galeno é uma das apostas de Sérgio Conceição para a nova temporada, e os números não mentem. O extremo brasileiro realizou todos os minutos desta nova época 2023/24, contabilizando um golo e uma assistência, algo que, para Luís Mata, antigo capitão da equipa B do FC Porto, não é surpreendente. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o lateral-esquerdo português, atualmente ao serviço dos polacos do Zaglebie Lubin, considera que Galeno é já um "jogador fundamental" nesta nova versão do FC Porto e lembra a "timidez" do antigo colega de equipa nos primeiros tempos no Olival. 

"Acho que é normal esta aposta crescente em Galeno por parte de Sérgio Conceição, porque é algo que costuma fazer, por norma, no plantel. Os jogadores que chegam, e que no primeiro ano não jogam tanto, sabem que se trata mais de um período de adaptação para perceber quais são as dinâmicas e aquilo que Sérgio Conceição quer. O Galeno tem muita qualidade e cada vez mais é um jogador chave para o FC Porto", começa por explicar Luís Mata, que não tem dúvidas em afirmar que o extremo brasileiro tem qualidade mais do que suficiente para agarrar com unhas e dentes o lugar de titular indiscutível. 

"Acredito que o Galeno está mais preparado, agora, visto que já está completamente enquadrado com aquilo que Sérgio Conceição pede a um extremo, seja ofensivamente como defensivamente. Tem muita qualidade, e, com um treinador como Sérgio Conceição, é preciso fazer o que ele pede", vinca o jogador português de 26 anos que fez praticamente toda a formação no FC Porto. 

Galeno já teve, esta época, de tomar conta da totalidade do flanco esquerdo do FC Porto, como solução improvisada de Conceição, mas esta é uma missão que Luís Mata acredita que poderá ser feita de forma mais regular, tanto por Galeno, como por Pepê. 

"O Galeno já fez, em alguns jogos, o corredor esquerdo sozinho, e acho que ele, sendo rapidíssimo, tem essa facilidade, tal como o Pepê. São jogadores que desequilibram nos duelos individuais e que são muito rápidos. Mesmo quando não estão tão bem posicionados, essa rapidez faz com que ganhem a posição", vaticina. 

Luís Mata e Galeno foram colegas durante duas temporadas, entre 2016 e 2018, e o jogador nascido no Porto não esquece o lado mais introvertido do brasileiro, que, dentro de campo, se transformava num autêntico quebra-cabeças para qualquer adversário. 

"O Galeno, naquela altura, era muito tímido, mas viu-se logo a qualidade dele. Essa timidez ficava no balneário porque, sempre que entrávamos em campo, já se destacava pela sua velocidade e pela sua qualidade no um para um", lembra Mata. 

Otávio? É preciso dar tempo aos reforços 

Questionado sobre o impacto da ausência de Otávio, que deixou o FC Porto para assinar pelo Al Nassr, o antigo capitão da equipa B entende que a herança do luso-brasileiro é muito pesada, mas pede tempo aos médios contratados no verão. 

"Neste momento não vejo ninguém no FC Porto capaz de fazer aquilo que o Otávio fazia: tinha mais qualidade no passe em profundidade e ia buscar a bola à defesa. Mas também temos de dar tempo a estes médios novos que chegaram e que podem assumir o lugar do Otávio", remata Luís Mata. 

Leia Também: Conceição e a expulsão na Supertaça: "Não sabia que era eu. Já passou"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório