Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 27º

FADU condena corte no apoio da Santa Casa ao desporto: "Incompreensível"

Ricardo Nora recorda que o setor "já sofre de um financiamento parco e crónico em Portugal".

FADU condena corte no apoio da Santa Casa ao desporto: "Incompreensível"
Notícias ao Minuto

14:46 - 17/08/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Comunicado

O presidente da FADU (Federação Académica do Desporto Universitário) insurgiu-se, esta quinta-feira, contra o já anunciado corte levado a cabo pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa nas verbas atribuídas às várias federações desportivas.

Em comunicado enviado às redações, Ricardo Nora avisou que, com esta medida, surge o "risco de perder e não apoiar devidamente uma das melhores gerações de desportivas que alguma vez tivemos em Portugal", numa altura em que falta menos de um ano para o arranque dos Jogos Olímpicos, na capital francesa de Paris.

"Incompreensível é a melhor palavra para descrever o último comunicado dirigido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vulgo Jogos Santa Casa, acerca do corte de apoios às federações desportivas. Ainda são poucos os dias que distam o término da melhor participação de sempre em jogos mundiais universitários e estamos a atravessar um momento único no desporto português, no entanto, sem qualquer critério pondera-se cortar o elo mais fraco e o setor que já sofre dum financiamento parco e crónico em Portugal", pode ler-se.

"Em 2022 o Estado angariou mais de 580 mil euros por dia com jogos sociais, cerca de 4% desse número é o valor atribuído anualmente pelos Jogos Santa Casa para apoiar o desenvolvimento de jovens estudantes-atletas e o desporto universitário em Portugal", prossegue.

"Acredito que existam reformulações necessárias a serem levadas a cabo, e que os quase 61 milhões de euros, provenientes das apostas, distribuídos por algumas organizações desportivas em 2022 devem contar com essa reestruturação", completa.

Leia Também: Governo crê que é possível minimizar cortes da SCML no apoio ao desporto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório