Portugal soma dez derrotas e 0-39 em golos com Estados Unidos

A seleção portuguesa feminina de futebol perdeu os dez jogos face aos Estados Unidos, formação à qual não conta, sequer, um golo, em vésperas de um jogo que precisa de vencer para chegar aos 'oitavos' do Mundial2023.

Portugal v Cameroon - 2023 FIFA World Cup Play Off Tournament

© Getty Images

Lusa
30/07/2023 08:52 ‧ 30/07/2023 por Lusa

Desporto

Mundial feminino

No total dos dez embates, de 1994 a 2021, as norte-americanas ostentam um saldo de 39-0 em golos, sendo que todos os encontros foram de caráter particular.

As atuais bicampeãs mundiais em título marcam a Portugal à média de quase quatro tentos por encontro (3,9) e têm como melhores registos duas goleadas por 7-0, em 1991, em Sanford, nos Estados Unidos, e em 2000, em Montechoro, na Algarve Cup.

Sob o comando de Francisco Neto, à frente da formação das 'quinas' em 2014, Portugal conseguiu os dois primeiros desaires pela margem mínima.

Na estreia face às norte-americanas, a seleção portuguesa caiu por 1-0 no Estoril, em 08 de novembro de 2018, num embate em que alinharam as 'navegadoras' Patrícia Morais, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Jéssica Silva, Diana Silva, Carolina Mendes, Fátima Pinto e Andreia Norton.

Um golo de Jessica McDonald, aos 42 minutos, decidiu o embate a favor das norte-americanas, que também atuaram com muitas jogadoras agora presentes na Oceânia, como Alex Morgan, Megan Rapinoe, Rose Lavelle, Lindsey Horan ou Alyssa Naeher.

Em 2019, em dois embates nos Estados Unidos, no espaço de seis dias, Portugal perdeu primeiro por 4-0 e depois por 3-0, mas, no regresso aos 'states', mais precisamente a Houston, em 2021, só perdeu por 1-0.

Com o fim já à vista, aos 76 minutos, Samantha Mewis foi deixada solta na pequena área, numa das raras falhas da defesa portuguesa, e não perdoou, cabeceando para fora do alcance de Inês Pereira, depois de um canto na esquerda de Christen Press.

Nesse encontro, Portugal foi compacto e solidário, e teve na guarda-redes Inês Pereira a principal figura, mas pouco conseguiu fazer em termos ofensivos, destacando-se apenas uma iniciativa de Jéssica Silva, aos 61 minutos.

Embora sendo muito improvável, Francisco Neto poderia repetir o 'onze', já que Portugal começou com Inês Pereira, Catarina Amado, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Joana Marchão, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Kika Nazareth, Andreia Norton, Jéssica Silva e Diana Silva.

O 11.º encontro entre Portugal e os Estados Unidos, da terceira jornada do Grupo E do Mundial feminino de futebol de 2023, realiza-se na terça-feira, pelas 19:00 (08:00 em Lisboa), no Eden Park, em Auckland.

A formação das 'quinas' precisa de ganhar para selar o apuramento para os 'oitavos', o que em princípio eliminaria os Estados Unidos - que nunca falharam umas meias-finais, em oito edições -, enquanto o empate só serve se os Países Baixos perderem com o já eliminado Vietname, cenário de todo improvável.



Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Época de 'sonho' do PSG terá direito a documentário na Netflix

PSG

Época de 'sonho' do PSG terá direito a documentário na Netflix

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Serão estas as três únicas pessoas que podem visitar Michael Schumacher?

Fórmula 1

Serão estas as três únicas pessoas que podem visitar Michael Schumacher?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas