Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º

Joaquim Milheiro após final perdida: "Cada um vai fazer o seu luto"

Selecionador nacional dos sub-19 lamentou a má entrada da equipa das quinas no primeiro tempo.

Joaquim Milheiro após final perdida: "Cada um vai fazer o seu luto"
Notícias ao Minuto

22:34 - 16/07/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Seleção sub-19

Instantes após ter visto a Itália vingar-se com a conquista do Europeu de sub-19 (triunfo por 1-0 diante de Portugal), este domingo, o selecionador nacional Joaquim Milheiro defendeu que a equipa merecia ter levado a final para o prolongamento, mas realçou que tudo o que aconteceu integra um "processo de aprendizagem" com ilações para o futuro.

"Temos a noção que não entrámos com a mesma competência no jogo. O adversário foi criando algumas oportunidades e só aos 30 minutos começámos a criar oportunidades. O jogo devia ter ido a prolongamento, no mínimo. Não conseguimos, mas estou extremamente honrado por ter orientado jogadores com esta ambição e com o amor com que jogam por Portugal", começou por dizer em declarações ao Canal 11.

"Faz parte do processo de aprendizagem. Queremos crescer com cultura de vitória, mas temos de saber ganhar e perder. Tivemos os adeptos a apoiar muito. Vamos fazer disto um processo de aprendizagem. Os jogadores cresceram muito, estão muito preparados para o futuro e vão ter muito sucesso. Ninguém os vai parar", prosseguiu.

"Diria que é um processo de cinco anos de crescimento sustentado. Foi a única derrota na época e surgiu na pior altura [no jogo decisivo]. Temos resiliência para suportar esta dor. Vai custar muito nestes dias e meses, cada um vai fazer o seu próprio luto. Acreditamos que vamos sair desta dor mais fortes para o futuro", garantiu.

Recorde-se que Portugal conquistou o Europeu de sub-19 pela primeira e única vez em 2018, precisamente contra a Itália, seleção que também contava com uma conquista, diante da equipa das quinas, em 2003. Pelo meio, a seleção nacional vacilou na final em 2014 e 2017, tendo também perdido em 2019, diante da rival Espanha.

Leia Também: Desilusão portuguesa e euforia italiana. Assim foi a final do Euro sub-19

Leia Também: 'Putos' de Portugal vacilam e Itália sagra-se campeã europeia de sub-19

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório