Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Portugal falha nos penáltis e perde bronze no futebol de praia

A falta de competência no desempate por penáltis voltou hoje a penalizar a seleção portuguesa de futebol de praia, que perdeu desta forma, por 2-0, com a Espanha e assim falhou a medalha de bronze nos Jogos Europeus, após o 5-5 no final do desafio em Tarnow.

Portugal falha nos penáltis e perde bronze no futebol de praia
Notícias ao Minuto

18:15 - 01/07/23 por Lusa

Desporto Jogos Europeus

Jordan Santos, André Lourenço e Duarte Algarvio permitiram a defesa do guarda-redes, enquanto Rui Coimbra não acertou com a baliza, bastando à Espanha bater duas vezes Elinton Andrade para celebrar.

Portugal, que foi bronze em Baku2015 e ouro em Minsk2019, já tinha falhado a final devido ao 'tira-teimas' nos penáltis, na sexta-feira ante a Suíça.

A Espanha adiantou-se cedo no marcador, com penálti convertido por Antonio Riguard logo ao terceiro minuto, cinco segundos antes de Bê Martins, de livre direto desde o meio-campo, obrigar o guarda-redes a defesa, para o poste.

Numa partida de maior intensidade física do que de brilhantismo técnico, Léo Martins escapou à marcação no meio-campo e atirou colocado, surpreendendo para o empate 1-1, aos 11.

Foi novamente da linha divisória, agora na lateral esquerda, que Bê Santos acertou no poste direito, a 30 segundos do primeiro intervalo, que revelava uma Espanha mais em posse e Portugal mais rematador.

Aos 14, livre direto na defesa e David Ardil marcou com forte disparo, ficando, ainda assim, a sensação de que Elinton Andrade podia ter feito algo para evitar o golo.

Aos 17, lance de insistência e a bola a sobrar na área para Miguel Pintado, que atirou cruzado para o fundo das redes, com a reviravolta a ser consumada em pontapé de bicicleta, de costas para a baliza, de Jordan Santos, aos 21.

Em minutos loucos, a liderança durou pouco, pois Elinton Andrade, imprudente, cometeu penálti que Jose Arias aproveitou para o 3-3, segundos antes de David Ardil, em invulgar contra-ataque, atirar certeiro e recuperar o comando (4-3), ainda assim efémero perante novo tento, igualmente de penálti, de Léo Martins, aos 23.

Aos 32, o mesmo jogador, sobre a esquerda, fez o 5-4, porém um livre direto, que desviou a trajetória antes do guarda-redes, permitiu a Salvador Ardil igualar de novo, aos 33, levando o desafio a prolongamento e posteriores penáltis.

Na partida anterior, a seleção feminina garantiu inédito bronze, no desempate por penáltis sobre a Polónia.

Portugal soma 15 pódios em Cracóvia2023, com os três ouros, as sete pratas e os cinco bronzes já conquistados.

A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, incluindo Portugal, que tem uma delegação com mais de duas centenas de atletas.

Leia Também: Seleção feminina de futebol de praia conquista bronze nos Jogos Europeus

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório