Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Cristiano Ronaldo e Pepe são exemplos de longevidade. Sabem cuidar-se"

António Gaspar destacou a forma de trabalhar dos dois jogadores mais velhos que ainda jogam pela seleção nacional, à margem da inauguração da sua nova clínica, em Carnaxide.

"Cristiano Ronaldo e Pepe são exemplos de longevidade. Sabem cuidar-se"
Notícias ao Minuto

08:05 - 22/06/23 por Miguel Simões

Desporto António Gaspar

Na inauguração da nova clínica "António Gaspar - Physio Therapy & Performance" em Carnaxide, esta quarta-feira, António Gaspar, fisioterapeuta da seleção nacional, foi desafiado a abordar especificamente os casos de Cristiano Ronaldo e Pepe como "exemplos de longevidade".

O Desporto ao Minuto esteve presente na sessão de inauguração no World Trace Center e, além de ter escutado alguns dos convidados especiais (desde João Félix e Bernardo Silva a Roberto Martínez), recolheu declarações por parte de uma das figuras icónicas da seleção portuguesa ainda antes do arranque do evento.

A "boa saúde" da seleção nacional começou por ser um dos principais temas de conversa, sendo que os exemplos dos dois jogadores mais velhos que ainda jogam pela equipa das quinas foram enaltecidos na sequência das palavras de António Gaspar.

"Posso dizer que a seleção nacional estava de boa saúde porque foram todos de férias e estavam impecáveis. Não posso dizer melhor que isto. Após uma vitória [frente à Islândia], vê-los a ir de férias saudáveis e sem qualquer problema, apenas preocupados com o descanso e o prazer de estar sem fazer nada, talvez seja a melhor forma de dizer que estão bem de saúde", vincou.

200 para CR7, 134 para Pepe... e não ficam por aqui

Cristiano Ronaldo e Pepe, de 38 e 40 anos, respetivamente, são jogadores que se destacam ao ponto de ainda darem o seu contributo para a seleção nacional, mas nada acontece por acaso. Foi isso que o fisioterapeuta de 60 anos fez questão de realçar quando foi desafiado a falar sobre os dois experientes futebolistas.

"Aquilo que está a acontecer em casos como o Pepe e o Cristiano Ronaldo são exemplos fantásticos de longevidade no futebol, uma vez que se mantêm ao mais alto nível, apesar da sua idade. Está tudo relacionado com o cuidado que os atletas cada vez mais têm, com sensibilidade para cuidarem e para serem melhores. Há cada vez mais uma diferenciação entre todas as áreas, desde a área física à reabilitação e nutrição, em que vão até ao pormenor. Isso faz com que os jogadores se mantenham mais tempo ativos e com uma performance fantástica", começou por dizer sobre o assunto.

"São atletas que sabem cuidar deles. Podemos ter os melhores profissionais do mundo a trabalhar para uma pessoa, mas se ela não estiver consciente disso não vale a pena. O primeiro mérito, para além do avanço que hoje existe em todas as áreas, é do próprio atleta, que tem essa consciência de estar virado para si próprio, para se superar. Eles [Cristiano Ronaldo e Pepe] são dois exemplos nesse sentido", acrescentou de seguida.

Notícias ao Minuto António Gaspar leva cerca de 40 anos na área da fisioterapia e promete não ficar por aqui.© Notícias ao Minuto

António Gaspar recebeu a plena confiança de Alex Ferguson quando Cristiano Ronaldo foi alvo de uma lesão grave em 2008, cujo tratamento foi feito em Portugal e não no Manchester United. No meio de toda a situação, o fisioterapeuta abdicou das férias para ajudar o internacional português, que se esforçou ao máximo para recuperar da adversidade.

"O Cristiano Ronaldo cuida-se muito e também trabalha muito em termos de prevenção. Ao longo destes anos todos, a única lesão mais complicada que teve foi uma cirurgia ao pé, quando estava ao serviço do Manchester United", atirou, antes de detalhar toda a situação ocorrida há cerca de 15 anos. "Tive o privilégio de acompanhá-lo e recuperá-lo, num momento que obrigou-o a parar cerca de dois a três meses, sendo que teve também uma intervenção cirúrgica. Não foi uma lesão grave, mas teve um tempo de paragem maior do que o habitual. O Cristiano Ronaldo é exemplar, previne-se e cuida-se. Tudo isso é meio caminho andado".

"Ele [Cristiano Ronaldo] pediu ao Manchester United que fosse eu a recuperá-lo. Apesar de estarmos de férias, mantínhamos as nossas rotinas de trabalho. De manhã, combinávamos a uma certa hora e lá estava ele. À tarde, repetia-se o mesmo. Apesar das férias, não perdeu um minuto que fosse o seu foco e toda a preocupação em reabilitar-se. É um exemplo fantástico", finalizou.

Entre 2003 e 2023, Cristiano Ronaldo alcançou 200 internacionalizações e contou sempre com António Gaspar a seu lado, nos bons e nos maus momentos, assim como Pepe, que disputou 138 partidas pela seleção nacional desde 2007.

Leia Também: "Melhor arranque da seleção nacional? O importante é como acaba"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório