UEFA confirma: António Costa esteve em Budapeste a convite de Ceferin

A presença de António Costa em Budapeste, quando se encontrava a caminho da Moldova para a cimeira da Comunidade Política Europeia, tem estado envolta em críticas. A justificação apresentada pelo primeiro-ministro foi confirmada ao Desporto ao Minuto por fonte da UEFA.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
20/06/2023 16:26 ‧ 20/06/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Liga Europa

O primeiro-ministro, António Costa, marcou presença na final da Liga Europa, disputada no passado dia 31 de maio, em Budapeste, após ter sido convidado por Aleksander Ceferin, confirmou a UEFA ao Desporto ao Minuto

"Podemos confirmar que o Sr. António Costa foi oficialmente convidado para assistir à final da Liga Europa de 2023, em Budapeste, como estimado convidado do Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin", afirmou fonte do organismo que rege o futebol europeu. 

A presença de António Costa em Budapeste, quando se encontrava a caminho da Moldova para a cimeira da Comunidade Política Europeia, tem estado envolta em críticas, uma vez que a final da Liga Europa não constava na agenda oficial do primeiro-ministro. 

De acordo com a informação divulgada pelo jornal Observador, no sábado, o chefe do Governo viajou num Falcon 50 da Força Aérea Portuguesa e assistiu ao jogo na Puskás Arena, ao lado do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, algo que também está a gerar polémica. 

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu poucas horas depois e garantiu ter sido informado da escala em Budapeste realizada pelo primeiro-ministro e apontou o facto de José Mourinho ser o treinador de uma das equipas que iria disputar a final como o motivo da presença de Costa. 

"O primeiro-ministro ia para uma reunião internacional e entendeu que devia dar um abraço a José Mourinho. Disse-me 'é um português que está envolvido, vou dar-lhe um abraço, pode ser que dê sorte' e quase ia dando", afirmou Marcelo aos jornalistas, à margem de um evento no Seixal, Setúbal.

Já na segunda-feira, em comunicado enviado às redações, o gabinete do primeiro-ministro justificou a presença de Costa no jogo com um convite feito pelo presidente da UEFA. 

"Tendo concluído atempadamente os seus compromissos oficiais em Portugal, e situando-se Budapeste na rota para Chisinau, o primeiro-ministro teve oportunidade de fazer uma escala nessa cidade, correspondendo ao convite que lhe tinha sido endereçado pelo presidente da UEFA para assistir ao jogo da Final da Liga Europa", pode ler-se na nota.

Vale recordar que Mourinho acabaria, porém, por falhar a conquista da Liga Europa, que apenas foi decidida nas grandes penalidades, com os espanhóis do Sevilla a celebrarem em Budapeste. 

Leia Também: Do institucional à coerência. Os "3 problemas" da ida de Costa à Hungria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Stephen Eustáquio, jogador do FC Porto, pede namorada em casamento

FC Porto

Stephen Eustáquio, jogador do FC Porto, pede namorada em casamento

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Fórmula 1

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas