Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Novo jogo, nova vitória. Ninguém para Portugal no caminho para o Euro

Golos de Bernardo Silva e Bruno Fernandes derrubaram a Bósnia e Herzegovina, na Luz, e mantiveram a equipa das quinas na liderança isolada do Grupo J.

Novo jogo, nova vitória. Ninguém para Portugal no caminho para o Euro

A seleção portuguesa deu, ao início da noite deste sábado, mais um passo no sentido de garantir o apuramento para o Campeonato da Europa de 2024 (que se vai disputar na Alemanha) ao receber e bater a congénere bósnia, no estádio da Luz, por categóricos 3-0.

A equipa das quinas mantém-se, desta maneira, na liderança do Grupo J, com nove pontos conquistados em nove possíveis. Um percurso ‘imaculado’, ao qual irá procurar continuar dar continuidade, já na terça-feira, diante da Islândia, em Reiquiavique.

‘Comprimido Bernardo’ contra as dores de cabeça

Tal como era esperado, Portugal assumiu a iniciativa de jogo desde bem cedo, aproveitando a reduzida pressão imposta pela Bósnia e Herzegovina para puxar para si a bola, ainda que nem sempre fazendo a melhor gestão da mesma.

A equipa das quinas procurou fazer rodar a bola de ala a ala, na em busca de ‘buracos’ na cerrada defesa adversária, que tardavam em aparecer, em grande parte devido ao ritmo lento, que ‘adormeceu’ todos… menos os visitantes.

Aos três minutos, Amir Hadziahmetovic deu o primeiro sinal de aviso, num remate ‘do meio da rua’, que saiu ao lado. Aos 22, Diogo Costa teve mesmo de se aplicar para negar o golo a Borna Barisic, quando este tentava ensaiar um cruzamento.

Na resposta, Cristiano Ronaldo marcou mesmo, de cabeça, após passe de João Cancelo, mas o lance foi invalidado, por fora de jogo. Instantes depois, Edin Dzeko apareceu completamente solto, no coração da grande área, mas acertou mal no esférico e falhou o alvo.

Aos 37 minutos, mais uma oportunidade para a equipa das quinas, desta feita, por intermédio de João Félix, que viu Ibrahim Sehic negar-lhe o golo. Golo esse que surgiria mesmo à beira do apito para o intervalo, quando Bernardo Silva, com muita classe, picou a bola sobre o guarda-redes.

Bruno Fernandes quis sempre mais

Após o intervalo, a Bósnia e Herzegovina, por força das circunstâncias, subiu linhas, provocando um jogo mais aberto, mas, ao contrário do que seria de esperar, tal não significou uma nova ‘avalanche’ de oportunidades.

Com exceção de… dois adeptos que decidiram invadir o relvado, em ocasiões distintas, a verdade é que o segundo tempo poucos motivos de interesse teve. Isto, até Bruno Fernandes decidir que bastava e marcou dois grandes golos, aos 77 e aos 90+3 minutos, para selar o resultado final.

Feitas as contas, com este triunfo, Portugal passa a somar nove pontos em nove possíveis, o que lhe vale a liderança isolada do Grupo J. A Bósnia e Herzegovina, por seu lado, permanece com três pontos ao cabo de três jornadas, e é quinta e penúltima classificada.

Momento do jogo: A primeira parte esteve longe de ser simpática para Portugal, que passou por alguns sustos, fazendo transparecer a ideia de que levar os três pontos não seria nada fácil. No entanto, o belo golo de Bernardo Silva, à beira do intervalo, serviu para serenar os ânimos.

Onzes

Portugal: Diogo Costa; António Silva, Rúben Dias, Danilo Pereira; João Cancelo, João Palhinha, Bruno Fernandes, Raphael Guerreiro; João Félix, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.

Bósnia e Herzegovina: Sehic; Ahmedhozic, Sanlcanin, Kolasinac, Barisic; Cimirot, Decid, Hadziahmetovic; Stevanovic, Pjanic e Dzeko.

Antevisão

Dois jogos, duas vitórias. Portugal chega à terceira jornada da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024 na liderança isolada do Grupo J, com seis pontos conquistados em seis possíveis, e com o objetivo de manter o percurso devidamente 'imaculado'.

Desta feita, os homens de Roberto Martínez terão pela frente a Bósnia e Herzegovina, um adversário do qual guardam boas memórias, uma vez que, dos quatro encontros disputados ao longo da história, venceram três e empataram um.

O último teve lugar na caminhada rumo ao Euro'2012, e terminou de forma 'bombástica'. Isto é, com uma goleada, por 6-2, em pleno estádio da Luz, o mesmo recinto que irá, ao início da noite deste sábado, receber mais um embate entre ambos.

O Portugal-Bósnia e Herzegovina vai contar com a arbitragem do juiz italiano Davide Massa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: "Para mim, o guarda-redes número 1 de Portugal é Diogo Costa"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório