Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Marquês, Marquês, festa à vista. Benfica é o novo campeão nacional

Encarnados não cederam à pressão que chegava do Dragão e arrecadaram o 38.º título nacional da história.

Marquês, Marquês, festa à vista. Benfica é o novo campeão nacional
Notícias ao Minuto

19:58 - 27/05/23 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O Benfica venceu o Santa Clara neste sábado por 3-0 e é o novo campeão nacional. As águias foram melhores na derradeira jornada, a 34.ª, da I Liga, levando o seu 38.º título nacional.

Quando se pensava que a euforia da Luz não podia aumentar, Gonçalo Ramos marcou para provar o contrário. Das bancadas veio um apoio em massa que empurrou a equipa para o segundo golo ainda na primeira parte, por Rafa Silva. Grimaldo fechou as contas na segunda parte, de grande penalidade, na sua última exibição pelo Benfica.

Com este resultado, estão fechadas as contas do título nacional de 2022/23. Apesar da vitória do FC Porto no Dragão, frente ao Vitória SC, o Benfica leva o título da I Liga com 87 pontos somados. O Santa Clara, já 'arrumado' há duas semanas, fecha a participação no campeonato com 22 pontos no último lugar da tabela.

Filme do jogo

Adivinhava-se e concretizou-se. Como diz o cantor, 'Marquês, Marquês, festa à vista'. 1471 dias depois, o Benfica volta a conquistar o título nacional, uma espera longa que terá valido a pena para os milhares de adeptos que acompanharam as águias nesta tarde de grandes emoções no futebol nacional.

As atenções estavam centradas no Estádio da Luz, já que o Benfica era o único dependente de si próprio para ser campeão nacional. No entanto, não esquecendo que o Santa Clara tinha vencido o último jogo da I Liga, tudo o que se passava no Estádio do Dragão também merecia atenção dos benfiquistas.

A entrada do Benfica no encontro foi forte, ainda que meio atribulada. A ansiedade de chegar depressa ao golo para não correr atrás do prejuízo levou a alguns desposicionamentos. Gonçalo Ramos foi um dos casos mais gritantes, ele que saiu várias vezes da grande área para procurar jogo, deixando a zona de finalização sem referência.

No outro meio campo, o Santa Clara não conseguiu criar perigo junto à baliza de Vlachodimos, é verdade, mas não baixou a guarda. Mesmo arrasado, sem qualquer objetivo que não manter a sua honra, o Santa Clara deu a mínima luta, até porque a tarde não dava para mais. Num Estádio da Luz 'à pinha', com mais de 64 mil adeptos, Gonçalo Ramos deu o embalo rumo ao Marquês de Pombal com um golo que resultou num título virtual e numa onda de euforia na Luz.

As bancadas continuaram a festa a todo o gás e nem o golo do FC Porto, no Dragão, conseguiu baixar o volume. Quem saiu de casa para ir ao Benfica-Santa Clara sabia que seria complicado não voltar só de madrugada com a festa feita e o título conquistado. Se dúvidas houve a certa altura, Rafa Silva apareceu para acabar com ela. O que começou num livre perigoso dos açorianos acabou numa bela jogada de contra-ataque que só terminou no fundo da baliza.

A segunda parte foi o aumentar da festa de uns e o agudizar da dor de outros. Se de um lado o Benfica o Benfica preparava a festa do título nacional, o Santa Clara não conseguia deixar a sua melhor versão na hora da despedida da I Liga. Tudo estava resolvido, mas as águias queriam mais. Não só porque o ambiente na Luz exigia seguir com o espetáculo, mas também porque o jogo estava mais virado para tal, houve novo golo para os encarnados. Adriano cortou um lance com a mão e Grimaldo, em despedida da Luz, deixou um golo de presente.

O Benfica conquistou o seu 38.º título nacional, tendo motivos para ficar contente pela época que fez em 2022/23. Foram 28 vitórias que guiaram as águias a mais um troféu, o qual três empates e três derrotas ainda deixaram em causa. Cai o pano da I Liga no Estádio da Luz, estando já implícita, e até exigida pelos adeptos, uma missão: a revalidação. 

Equipas iniciais 

Benfica: Odysseas; Bah, Otamendi, Morato, Grimaldo; Florentino, João Neves, João Mário, Aursnes, Rafa e Gonçalo Ramos. 

Santa Clara: Gabriel; Sagna, Nogueira, Ítalo, MT; Bruno Jordão, Adriano, Andrézinho, Bruno Almeida, Ricardinho; Matheus Babi. 

Antevisão

O Benfica recebe neste sábado o Santa Clara, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga. O comboio vai sair da estação rumo à paragem terminal, onde deixará o título nacional. Falta saber se essa paragem é a Luz ou o Dragão.

As águias precisam de vencer o Santa Clara em casa para se sagrarem campeãs pela 38.ª vez na história. A equipa encarnada sabe que tem a faca e o queijo na mão e que, em caso de vitória, arruma as contas do título. Em caso de empate ou derrota, em vez da faca e do queijo, terá o coração nas mãos, à espera de um deslize do FC Porto frente ao Vitória SC.

O Benfica-Santa Clara joga-se a partir das 18 horas deste sábado, no Estádio da Luz, e vai poder acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: EM DIRETO: As horas que antecedem os jogos que decidem o título

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório