Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Grimaldo fecha a cortina na Luz e 'vira' problema inédito para Schmidt

Grimaldo realiza sábado o último jogo com a camisola do Benfica. Depois de vários anos sem problemas no lado esquerdo da defesa, águias voltam a ter de encontrar uma solução para este corredor.

Grimaldo fecha a cortina na Luz e 'vira' problema inédito para Schmidt
Notícias ao Minuto

08:00 - 26/05/23 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Sábado será dia de despedidas no Estádio da Luz. A 'casa' do Benfica vai encher-se para aquele que é o jogo do título diante do Santa Clara, mas também de muitas despedidas entre os jogadores.

Se uns vão de férias e regressam no final de junho, outros não vão voltar, como é o caso de Grimaldo. Diante do Santa Clara, o espanhol realiza o último jogo de águia ao peito, ele que já foi anunciado como reforço dos alemães do Bayer Leverkusen. Um dossiê que gerou alguma polémica nas últimas semanas, tudo por culpa do negócio ter sido oficializado antes do fim da época, e que fez, certamente, Rui Costa perder muitas noites de sono à procura de uma continuidade que não se verificou.

Certo é que Grimaldo se despede do Benfica depois de oito temporadas em Lisboa, marcadas por altos e baixos em termos exibicionais. O espanhol prepara-se para deixar a Luz com os melhores registos desde que chegou, em janeiro de 2016, tendo-se tornado fundamental para o técnico Roger Schmidt na presente época, que chegou a pedir a sua continuidade.

O golo apontado em Portimão fez com que Grimaldo igualasse o máximo de tiros certeiros de águia ao peito (7), alcançado em 2018/19, época do último título de campeão. Já no que toca a assistências, as 14 concretizadas em 2022/23 são o novo máximo desde que chegou a Lisboa.

A 'birra' na época passada e o número redondo de jogos

Após oito épocas na Luz, Grimaldo fará o 303.º e último jogo com a camisola das águias, tendo já entrado no restrito lote de 30 jogadores com mais partidas realizadas pelos encarnados. Mas não foi só de alegrias que se fez este período.

A reta final da época passada ficou marcada por um problema disciplinar. O espanhol recusou-se a jogar em Paços de Ferreira, chegando a riscar o seu nome da lista de convocados, e foi de férias mais cedo, situação que não caiu bem junto dos responsáveis das águias.

Ultrapassado este problema, Grimaldo tornou-se elemento nuclear no onze de Roger Schmdit, tendo, inclusive, ultrapassado a meta de 50 jogos nesta época. E pode fechar esta passagem pela Luz da melhor forma com o quarto título de campeão nacional, depois de se ter festejado em 2015/16, 2016/17 e 2018/19. O lateral espanhol conquistou, ainda, três Supertaças Cândido de Oliveira (2016, 2017 e 2019), uma Taça de Portugal (2016/17) e uma Taça da Liga (2015/16).

Problema inédito à vista para Roger Schmidt

Depois de vários defesos em que a eventual transferência de Grimaldo foi sendo noticiada, o ex-Barcelona entrou no último ano de contrato, o que lhe permitia assinar de forma livre com outro clube. O Benfica foi apresentando várias propostas de renovação, mas o espanhol vai mesmo partir a outros rumos, o que vai criar uma grande dor de cabeça a Roger Schmidt.

Ao contrário da lateral direita, a esquerda nunca foi problema para Roger Schmidt esta época, até porque Ristic nunca conseguiu pegar de estaca e 'roubar' o lugar a Grimaldo. Do lado contrário houve alguma intermitência no que diz respeito ao titular. Gilberto começou a época no onze, mas perdeu espaço para Bah. Na altura em que o dinamarquês se lesionou, o brasileiro acabou mesmo por ser ultrapassado pelo adaptado Aursnes.

A lateral esquerda deixou causar alarme para as águias nos últimos anos, após alguma intermitência durante várias épocas. Agora vira, de novo, um caso bicudo para os encarnados resolverem no próximo mercado. Milos Kerkez tem sido apontado como o substituto do espanhol, mas o Benfica ainda continua a negociar os termos com o AZ Alkmaar.

Leia Também: A cronologia de um azarado. Segunda vida de Guedes na Luz foi 'embruxada'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório