FC Porto trava a euforia do Benfica com três penáltis e um super Taremi

Dragões vão torcer por uma vitória do Sporting no dérbi eterno

FC Famalicao v FC Porto - Liga Portugal Bwin

© Getty Images

Notícias ao Minuto
20/05/2023 22:41 ‧ 20/05/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

O FC Porto venceu, este sábado, em Vila Nova de Famalicão, o emblema local, por 4-2, num duelo relativo à 33.ª e penúltima jornada da I Liga, adiando assim os festejos do Benfica que, em caso de derrota azul e branca, tinham festejado já hoje o título de campeão. Os dragões ficam agora à espera do triunfo do Sporting, no dérbi eterno, para que a decisão do título se empurre para a derradeira ronda.

Numa primeira parte que se traduziu num caldeirão de emoções, tudo levava a crer, à passagem dos 10 minutos, quando os dragões já venciam por 2-0, que os azuis e brancos iam encarrilar para uma vitória tranquila, mas os capítulos seguintes da história seriam bem diferentes.

Porém, vamos agora recuar a cassete. O FC Porto começou por abrir o marcador, logo aos sete minutos, de grande penalidade, por Taremi. Um castigo máximo repetido por Fábio Veríssimo e que à primeira o internacional iraniano tinha falhado. À segunda, Taremi fez balançar as redes e três minutos volvidos, após um passe soberbo de Otávio, o avançado bisou no encontro.

Os pupilos de Sérgio Conceição estiveram perto do terceiro, por Galeno, porém o jogo entraria numa montanha-russa infernal. O Famalicão alterou a mudança na caixa de velocidades e reduziria, aos 34 minutos, por Iván Jaime. Já perto do intervalo, e na marca dos 11 metros, Santiago  Colombatto restabeleceu a igualdade. E o pesadelo azul e branco podia ter sido pior, já que, aos 45+2’, Pablo Felipe, após uma atrapalhação de Diogo Costa com Marcano, quase operava a remontada no marcador.

Com a mesma receita da etapa inicial, e com Fábio Veríssimo a ter de recorrer ao VAR, o FC Porto chegou a nova vantagem, outra vez na marca dos 11 metros, e novamente pelos pés de Mehdi Taremi que chegou aos 20 golos na presente edição da I Liga e consolidou-se no trono dos melhores artilheiros da prova. Aos 20 não, aos 21, já que sete minutos volvidos, aos 74 minutos, o internacional iraniano rubricou o ‘poker’. E, outra vez, de… grande penalidade.

Momento do jogo: O terceiro golo dos dragões, aos 67 minutos, desbloqueou os nervos nos pupilos de Sérgio Conceição e encaminhou-os para a vitória azul e branca em Famalicão.

Onze do Famalicão:  Luiz Júnior; Penetra, Otávio, Riccili e Francisco Moura; Zaydou e Colombatto; Dobre, Ivo Rodrigues e Iván Jaime; Pablo.

Onze do FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Marcano e Wendell; Grujic, Eustáquio, Otávio e Galeno; Taremi e Toni Martínez.

Antevisão: Famalicão e FC Porto defrontam-se, este sábado, a partir das 20h30, em solo minhoto, num duelo relativo à 33.ª jornada da I Liga.

Um encontro que pode derivar para o nome do novo campeão, já que uma derrota dos azuis e brancos entrega de forma imediata o testemunho ao Benfica.

Por sua vez, um empate ou uma vitória do ainda campeão nacional adia a decisão do título para Alvalade. Resumindo, se os pupilos de Roger Schmidt fizerem igual ou melhor resultado do que o FC Porto erguerão sempre o ceptro.

De recordar que este será o quarto embate, na presente época, entre o Famalicão e o FC Porto, com os dragões a terem levado a melhor nas meias-finais da Taça de Portugal e no encontro da primeira volta para o campeonato.

Relembrar ainda que os dragões venceram as últimas nove partidas, já o Famalicão não descobriu o triunfo nos derradeiros cinco encontros.

Leia Também: "Se o Benfica está à frente, alguma coisa não fizemos tão bem"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Palestina

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Fórmula 1

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas