Portugal e Marrocos salientam aliança para Mundial'2030

Os governos português e marroquino salientaram hoje a candidatura comum dos dois países, juntamente com a Espanha, para a organização do Campeonato do Mundo de Futebol em 2030, considerando tratar-se de um elo entre África e Europa.

Notícia

© Lusa

Lusa
12/05/2023 13:28 ‧ 12/05/2023 por Lusa

Desporto

FIFA

Esta posição consta da declaração conjunta assinada pelos executivos de Lisboa e Rabat no final da XIV Reunião de Alto Nível Luso-Marroquina, no Palácio Foz, em Lisboa, e que foi presidida pelos primeiros-ministros de Portugal, António Costa, e de Marrocos, Aziz Akhannouch.

"Os dois países congratulam-se com a candidatura tripartida de Marrocos, Espanha e Portugal para acolher o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030, que constitui um precedente na História do futebol, reunindo pela primeira vez países de dois continentes diferentes. Esta candidatura conjunta será o elo de ligação entre a África e a Europa, entre o Norte e o Sul do Mediterrâneo e entre os mundos africano, árabe e euro-mediterrânico", salienta-se na declaração conjunta.

Neste documento, é destacado também o ponto relativo à decisão dos dois países de avançarem para uma parceria estratégica ao nível das relações políticas bilaterais.

"Portugal congratula-se com a dinâmica de abertura, progresso e modernidade que Marrocos está a viver, através da implementação de ambiciosas reformas de modernização lideradas por sua majestade o rei, Mohammed VI, nomeadamente o novo modelo de desenvolvimento, a regionalização avançada, a estratégia nacional de desenvolvimento sustentável, bem como o novo projeto de solidariedade social, entre outros", refere-se.

Em matéria de diálogo políticos, os executivos de Lisboa e de Rabat assinalam então que "acordaram em elevar as suas relações bilaterais ao nível de uma Parceria Estratégica Global, com base no Tratado de Amizade, Boa Vizinhança e Cooperação assinado entre os dois países em maio de 1994, e nos instrumentos de cooperação e diálogo que permitiram estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento das relações bilaterais nas suas dimensões política, económica e cultural".

"Esta parceria estratégica será construída através do reforço de um diálogo político permanente, da promoção de visitas de chefes de Estado e de Governo e de altos funcionários de diferentes setores governamentais e da coordenação das posições respetivas de Portugal e de Marrocos em questões de interesse comum e de âmbito regional e internacional, bem como da concretização de parcerias bilaterais em áreas de interesse comum, nomeadamente para fazer face aos novos desafios geopolíticos, económicos e climáticos globais", lê-se no documento.

Nesse sentido, Portugal e Marrocos acordam na criação de um conselho de parceria, co-presidido pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, "que servirá de quadro para o diálogo e a consulta sobre questões bilaterais, regionais e internacionais"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Villas-Boas novamente visado: "Objetivo foi cumprido, não descemos"

FC Porto

Villas-Boas novamente visado: "Objetivo foi cumprido, não descemos"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Famalicão3447
8Casa Pia3445
9Estoril3343
10Rio Ave3438
11Moreirense3337
12Arouca3335
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3334
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fim de semana de praia. Conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos?

Código da estrada

Fim de semana de praia. Conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas