Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Francisco Neto aponta manutenção como objetivo para Liga das Nações

O selecionador português feminino de futebol, Francisco Neto, afirmou hoje que o objetivo de Portugal na primeira edição da Liga das Nações é a manutenção na Liga A, na reação ao sorteio da fase de grupos.

Francisco Neto aponta manutenção como objetivo para Liga das Nações
Notícias ao Minuto

13:44 - 02/05/23 por Lusa

Desporto Futebol feminino

Portugal, que partiu do Pote 4, ficou no Grupo A2, com França, Noruega e Áustria, três seleções que seguem à sua frente no ranking mundial.

"Acima de tudo, muito orgulhosos por iniciar esta primeira edição logo na primeira divisão, no Grupo A", disse, ao Canal 11, o técnico luso, acrescentando: "É algo para o qual temos vindo a trabalhar há muito tempo. É sinal também do bom trabalho que se tem feito em Portugal a todos os níveis".

Para Francisco Neto, Portugal tem de aproveitar esta oportunidade: "Vamos competir com os melhores, para nos tornarmos melhores, num grupo muito equilibrado, aberto. Nós, acima de tudo, vamos tentar ser competitivos, somar pontos, com o primeiro grande objetivo da manutenção".

O selecionador luso lembra que as equipas que estavam no pote 1 e 2, casos de França e Noruega, são de uma "dimensão incrível, com historial, equipas que lutam por títulos, com jogadoras a disputarem grandes competições, em grandes clubes".

"Temos de ser competitivos, saber que vamos ter muitas dificuldades em todos os jogos, mas também que este é o caminho para podermos crescer. Serão seis jogos contra equipas acima de nós no ranking, seis jogos muito difíceis, com margem de erro muito reduzida, mas vamos tentar chegar às últimas jornadas a depender de nós para conseguirmos os nossos objetivos", explicou.

Francisco Neto lembrou também que os resultados nesta competição vão ter "muita interferência" no que poderá ser o sorteio para o Europeu de 2025 e não se mostrou preocupado com a densidade competitiva, com as seis rondas a decorrerem entre 20 de setembro e 05 de dezembro, em três jornadas duplas.

"Temos de nos ajustar e ter o máximo de jogadoras, de forma a poderemos rodar de um jogo para o outro, com temos feito. Temos de ter uma capacidade de resposta ao mais alto nível, com o maior número de jogadores possível", frisou.

Antes da Liga das Nações, Portugal vai estar presente no Mundial2023, na Austrália e Nova Zelândia, onde defrontará na fase de grupos Estados Unidos, Países Baixos e Vietname, algo que também poderá ser benéfico, nomeadamente em relação à Áustria.

"É uma vantagem competitiva estar presente na fase final, pois a história diz-nos que conseguimos subir um degrau. São jogos de grandes dificuldades e as jogadoras crescem todas. Se jogarmos em setembro com a Áustria, isso poderá ser uma vantagem, mas temos de aguardar o calendário", finalizou.

Portugal vai defrontar França, Noruega e Áustria no Grupo A2 da Liga A da primeira edição da Liga dos Nações feminina de futebol, segundo ditou o sorteio realizado hoje em Nyon, na Suíça.

Nos outros agrupamentos da Liga A, Inglaterra, Países Baixos, Bélgica e Escócia ficaram no A1, Alemanha, Dinamarca, Islândia e País de Gales no A3 e Suécia, Espanha, Itália e Suíça no A4.

A fase de grupos consta de três jornadas duplas, em 20 a 22 de setembro (primeira), 23 a 26 de setembro (segunda), 25 a 27 de outubro (terceira), 28 a 31 de outubro (quarta), 29 de novembro a 01 de dezembro (quinta) e 02 a 05 de dezembro (sexta).

O primeiro classificado segue para a 'final four', o segundo permanece na Liga A, o terceiro vai aos play-offs de promoção/despromoção, a duas mãos, com um segundo classificado da Liga B, enquanto o quarto é relegado à Liga B.

A fase decisiva da primeira edição realiza-se entre 21 e 28 de fevereiro de 2024, sendo que os finalistas da Liga A qualificam-se para os Jogos Olímpicos de Paris2004 -- se um deles for a França, já qualificada como anfitriã, segue o melhor semifinalista.

Portugal está na Liga A da primeira edição da prova face ao 16.º posto no ranking do coeficiente da UEFA - entra como 15.º, de 16, face à exclusão da Rússia (14.ª), devido à invasão da Ucrânia -, que inclui a qualificação para o Mundial2023 (40%), a fase final e a qualificação para o Europeu 2022 (40%) e a fase final e a qualificação para Mundial de 2019 (20%).

A Liga B conta também com 16 equipas e a Liga C com 19, num total de 51 seleções.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório