Ding derrota Nepomniachtchti e é o primeiro chinês campeão mundial

O grande mestre Ding Liren, da China, sagrou-se hoje campeão do mundo de xadrez, ao derrotar o grande mestre russo Ian Nepomniachtchi no desempate por partidas rápidas da final, que se disputou em Astana.

Notícia

© Lusa

Lusa
30/04/2023 16:57 ‧ 30/04/2023 por Lusa

Desporto

xadrez

Após 7-7 no final das partidas regulares, tudo se ia decidir hoje, com partidas rápidas e 'blitz' no programa, com Ding a surpreender o favoritismo do adversário e a suceder assim ao norueguês Magnus Carlsen.

Na capital do Cazaquistão, o embate ente Ding e 'Nepo' foi dos mais equilibrados da história, com três vitórias para cada lado e oito empates, nos 14 jogos disputados desde dia 09 e que culminaram com a consagração do primeiro chinês campeão mundial.

Em mulheres, a China já é a potência dominante no xadrez desde a década 90 do século passado, sendo a atual campeã do mundo Ju Wenjun, que vai defender o título, em julho, face à compatriota Lei Tingjie. No total, a China já teve seis campeãs do mundo.

Carlsen, que era pentacampeão do Mundo e foi totalmente dominador nos últimos 10 anos, impôs-se com facilidade em dezembro de 2021 a Nepomniachtchi para o seu último título, mas depois, em julho de 2022, renunciou, permitindo esta final em Astana e a consagração de Ding, que já liderara a China nos triunfos das Olimpíadas da modalidade, em 2014 e 2018.

Muito promissor, Ding, de 30 anos, menos dois do que o adversário, já era há bastante tempo apontado como sério candidato a suceder a Carlsen. Vice-campeão mundial sub-10, em 2003, foi com 17 anos o mais jovem campeão absoluto de sempre na China.

Foi também o chinês mais bem cotado no ranking internacional - chegou a ser segundo, em 2021 - e o primeiro a competir no torneio dos candidatos, que apura quem vai jogar contra o campeão em título.

A pandemia de covid-19 travou-lhe a trajetória ascendente, e em 2022 não conseguiu vistos para se deslocar aos torneios que qualificavam para o torneio de candidatos, quase não competindo entre junho de 2021 e abril de 2022.

Só viria a aceder ao torneio de candidatos com a desclassificação do russo Serguei Karjakin, que tomou posição pública a favor da invasão da Ucrânia pela Rússia. Uma vaga foi aberta e Ding era o primeiro, na lista dos não qualificados.

Em abril do ano passado, Ding começou a perder ante 'Nepo' mas recuperou bem e acabou mesmo por fechar o torneio de candidatos na segunda posição.

Mais uma vez, a fortuna viria a estar do seu lado: com a renúncia de Carlsen, esse segundo lugar valeu a presença neste torneio pelo cetro mundial.

Em Astana, Ding esteve sempre sob pressão e por três vezes esteve em desvantagem. Igualou, na 12.ª partida, a que se seguiram dois empates.

Nas rápidas, voltou a surpreender, já que o adversário russo é apontado como um exímio executante dessa especialidade.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Nuno Lobo

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas