Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Varandas e os processos em que o Benfica está acusado: "Isto é um nojo"

Presidente do Sporting considera inadequado o facto do Benfica não estar acusado nos processos que envolvem César Boaventura e Paulo Gonçalves.

Varandas e os processos em que o Benfica está acusado: "Isto é um nojo"
Notícias ao Minuto

21:53 - 03/04/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Frederico Varandas

Frederico Varandas, presidente do Sporting, analisou, esta segunda-feira, os processos judiciais em que o Benfica está envolvido, nomeadamente o caso E-Toupeira e o que está relacionado com César Boaventura.

O líder dos verde e brancos assume que não está de acordo com o facto do Benfica não estar acusado de alguns crimes nestes processos judiciais, assumindo que o Sporting vai até às últimas consequências para garantir que a justiça está a ser cumprida.

"Com todo o respeito que o Ministério Público nos merece, não concordamos com a acusação. Melhor, concordamos com o que está lá, mas falta uma peça central lá. O Ministério Público está a acusar o mensageiro, mas não o mentor deste crime organizado. É uma decisão tomada a quente, analisada pelo gabinete jurídico. Vamos pedir uma instrução a este caso. Se analisarmos o processo com cuidado, o Ministério Público reconhece relação de confiança com Luís Filipe Vieira e Cesar Boaventura, que falavam constantemente sobre assuntos do futebol e de outro tipo, constatamos que MP afirma que César Boaventura tenta corromper jogadores que, se fizessem o que foi pedido, ia dispender 400 mil euros", começou por dizer Frederico Varandas em entrevista à Sporting TV.

"O MP considera que César Boaventura, em nome pessoal, disponibilidade para a sua equipa ganhar 400 mil euros. Eu acho é que, na cabeça de qualquer pessoa, isto não faz sentido algum. Custa acredita que um empresário esteja na disponibilidade de gastar 400 mil euros para corromper quatro jogadores par ao Benfica ganhar um jogo. Na acusação do MP, está o nome de Luís Filipe Vieira. Acreditamos que o mensageiro está a beneficiar o mentor. Esperamos que seja um erro corrigido, é um processo como os vários que estão na ordem do dia", acrescentou, falando ainda do caso 'E-Toupeira'.

"O caso 'E-Toupeira', para mim, é difícil dizer que não é pior. Paulo Gonçalves é acusar de corromper funcionários judiciais para obter informações. Ele era braço direito de Luís Filipe Vieira, é pública a cumplicidade. O MP disse que César Boaventura não ocupava cargo no Benfica, sobre Paulo Gonçalves nem isso podiam dizer. Foi condenado considerando que corrompeu oficiais de justiça sem ligar ao Benfica. Será que há aqui alguma complô entre agentes de futebol? O que leva um jogador a denunciar? Tiveram coragem. Surpreende-me muito que a peça fundamental não esteja aqui. Tudo o que veio a público é altamente preocupante", vincou Frederico Varandas.

"Saco Azul? Para quê era o milhão em dinheiro? É normal ter um milhão de euros em dinheiro. Ainda agora, recentemente, tivemos um clube em Itália, chamado Juventus, a quem foram retirados 15 pontos por evasão e fraude fiscal, não por corrupção desportiva. Tiveram todos os administradores suspensos. Óbvio que o Sporting foi vítima, não interessa o presidente da altura. O Sporting foi vítima de um ato criminoso, não se contenta e vai lutar na justiça contra isto. Não tenho outra forma de classificar isto, é um nojo. Não é diferente do apito dourado de há 20 anos. Um nojo que não pode ter lugar no futebol português e que a justiça vai ter coragem de limpar. Espero que não haja clubite na justiça nem que tenham medo da clubite. Apito Dourado? Ainda temos um presidente, que ainda está no ativo, de viva voz a corromper árbitros e oferecer prostitutas. Não vou mudar de opinião, as escutas são reais. Aquele senhor [Pinto da Costa] jamais poderia gerir um clube. passados anos, estamos a ver um caso vergonhoso", frisou Varandas.

Questionado sobre se acha que Rui Costa tinha conhecimento do que se passava na presidência de Luís Filipe Vieira, o presidente do Sporting acredita que o atual presidente do Benfica não saberia o que se passava.

"Acredito que o presidente Rui Costa não estivesse envolvido e que não sabia o que passava. Agora sabe. Muito mais importante do que dizemos, é o que fazemos. Não basta dizer que somos diferentes, temos de o mostrar. Muitas vezes são estas decisões, ou não decisões, que nos marcam para a vida. Independentemente do momento é preciso mostrar com atos que somos diferentes. Discordo do presidente Rui Costa quando disse, a apelar a todos os benfiquistas para se manterem imunes a todo este ruído exterior. Não é exterior, é interior e bem ensurdecedor. É preciso demonstrar que se pertence ao lado do bem", salientou, destacando que o Sporting é um clube com valores.

Para nós os valores são muito importantes. A nossa matriz são os valores. O Sporting não precisou de Ministério Público, de Polícia Judiciária, resolveu o seu próprio problema. Os sócios decidiram. Para o sócio do Sporting os valores interessam, que o seu presidente não tenha escutas a corromper árbitros com prostitutas, que não seja apanhado em escutas a escolher um árbitro para a final da Taça, que não haja sacos azuis. Mais do que ganhar é a forma como se ganha, isso é o que mais importa para o sócio do Sporting. Prefiro nunca ganhar do que ganhar com estes esquemas. Queremos um futebol limpo, que o Sporting não seja favorecido, mas não podemos assobiar para o lado e fingir que nada acontece", finalizou.

Leia Também: "Pecámos por falta de regularidade. O Benfica é um líder justo"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório