Abril, calendário... a mil. Leões dão 'corda ao sapato' em mês decisivo
I Liga e Liga Europa podem conhecer algum tipo de desfecho no próximo mês. Sem tempo para respirar entre jogos, a turma de Rúben Amorim vai ter muito a fazer e com exigência máxima sobre as costas.

© Getty Images

Desporto Análise
O Sporting começa a reunir de novo as tropas para o que se adivinha ser um mês de grandes decisões. A equipa de Alvalade vai ter um calendário atarefado, mas que deseja pouco atribulado.
Abril pode trazer desenvolvimentos à história que os leões querem escrever na I Liga e na Liga Europa. São oito jogos a apertarem o calendário do Sporting e que não vão permitir respirar.
Seis jogos na luta pela Liga dos Campeões
O principal objetivo do Sporting é, assumidamente, assegurar a entrada na Liga dos Campeões. Seja diretamente ou por via de um playoff, os leões não tiram da cabeça a ideia de entrar na prova milionária.
O pretexto é claro: não repetir o último verão. A necessidade de receita para compensar o pouco retorno que as provas europeias foram dando forçou a saída de várias figuras. Rúben Amorim já confessou que não quer voltar a ver tal cenário acontecer, preferindo lutar pelo acesso à Europa e poder manter as figuras do plantel.
Sporting é quarto colocado da I Liga, a seis pontos do Sp. Braga© Getty Images
Com a equipa a viver um 'estado de graça' na Liga Europa, interessados no mercado não vão faltar. Para evitar saídas de peso, há que bater quem vier. Santa Clara, Arouca e Famalicão em casa, Gil Vicente, Casa Pia e Vitória SC fora de portas, serão os adversários a passar no campeonato.
Liga Europa é sonho pelo meio
A ambição controlada de Rúben Amorim pode levá-lo a manter os pés bem assentes na terra no que toca à Liga Europa. Por outro lado, os adeptos sonham e inspiram os jogadores a algo mais, ainda que não seja tarefa fácil.
Com dupla jornada agendada frente à Juventus, nos quartos-de-final da prova europeia, os leões vão tentar a sorte frente a uma equipa que já sofreu nas mãos do Benfica nesta época. Caso vença, o Sporting pode até repetir o feito de 2011/12, quando passou o Manchester City e o Metalist até chegar às meias-finais, onde caiu aos pés do Athletic Bilbao.
A Juventus 'desceu' da Liga dos Campeões à Liga Europa© Getty Images
A primeira mão da eliminatória está agendada para depois da visita ao Casa Pia. Quatro dias vão separar os dois encontros, um no Jamor e outro em Turim. A segunda mão será em Alvalade, jogo que vai dar apenas três dias de descanso à equipa de Amorim para a viagem historicamente complicada a Guimarães.
Escolhas difíceis, caminhos diferentes
Concentrar na I Liga ou apostar tudo na Liga Europa? Esta pode ser uma dúvida alguma vez presente na cabeça de Rúben Amorim.
A resposta parece simples: tanto faz. Se o centro das atenções for chegar à Liga dos Campeões, qualquer uma das provas pode ajudar. Na I Liga, só o segundo lugar pode dar acesso direto à liga milionária, correndo o Sporting o risco de não alcançar tal colocação pela diferença pontual.
Sporting chegou às meias-finais da Liga Europa em 2011/12© Getty Images
Já na Liga Europa, no cenário hipotético de vitória dos leões na final, o acesso à Liga dos Campeões fica, desde logo, assegurado. Será mais fácil? Eis a principal dúvida.
Caso o Sporting ultrapasse a Juventus nos 'quartos', Manchester United ou Real Betis serão os adversários nas meias-finais. Assim sendo, Bayer Leverkusen, Union St. Gilloise, Feyenoord e AS Roma poderão ser adversários da turma de Alvalade na final, adversários aparentemente mais acessíveis.
Leia Também: "Sporting? É difícil que o Santa Clara surpreenda, mas..."
Comentários
Regras de conduta dos comentários