Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Alerta em Vila do Conde? Benfica 'odeia' paragens no campeonato

Sempre que a I Liga ativou o modo 'pausa' devido a compromissos de seleções... as águias vacilaram.

Alerta em Vila do Conde? Benfica 'odeia' paragens no campeonato
Notícias ao Minuto

07:22 - 30/03/23 por Miguel Simões

Desporto I Liga

Os bons momentos de forma podem ser traiçoeiros, principalmente quando as competições de clubes param para dar lugar aos compromissos de seleções. Que o diga o Benfica, já com dois exemplos disso mesmo na presente temporada.

Na sequência da mais recente paragem para as seleções, o conjunto de Roger Schmidt prepara-se para visitar o Rio Ave este domingo, numa altura em que leva dez pontos de vantagem para o rival FC Porto a nove jornadas do fim. Porém, poderão haver razões para um (grande) alerta em Vila do Conde.

Recuando até à paragem para seleções na segunda quinzena do passado mês de setembro, o Benfica regressou à I Liga no primeiro dia de outubro passado e viu a sua série de 13 vitórias consecutivas - naquele que foi um arranque quase inédito - ser interrompida em Guimarães, com um empate frente ao Vitória SC (0-0).

As águias 'abanaram' ligeiramente nessa altura e, após o primeiro deslize da época, somaram um total de três empates em quatro jogos, até que veio a tranquilizadora vitória no Clássico frente ao FC Porto (0-1). Só que o pior ainda estava por vir... quando surgiu nova paragem das competições entre clubes.

O emblema da Luz voltou a cimentar uma longa série de triunfos, inclusive com jogos da Taça da Liga em altura de Mundial, até que chegou a deslocação ao reduto de Sporting de Braga (3-0), que resultou na única derrota da época até ao momento, confirmando-se um problema do Benfica com as paragens.

Deslocações ao norte são um problema?

Os dois deslizes pós-seleções aconteceram no norte do país, mais concretamente na região do Minho, onde até é possível juntar mais dois exemplos num contexto interno. O Benfica foi eliminado da Taça da Liga ao empatar com o Moreirense (0-0) e, mais recentemente, da Taça de Portugal ao cair nas grandes penalidades (5-4) após um empate ao fim de 120 minutos em Braga (1-1).

O problema mora, sobretudo, em território minhoto, excetuando os triunfos sofridos em Famalicão (0-1) e Vizela (0-2), até porque as visitas ao reduto do Boavista (0-3), FC Porto (0-1), Paços de Ferreira (0-2) e Arouca (0-3) foram sorridentes para uma equipa que nem golos sofreu.

A visita a Vila do Conde antecede precisamente o Clássico da Luz, diante do FC Porto, pelo que um eventual deslize pós-seleção poderá permitir mexidas no topo da classificação até ao fim. Há razões para alerta? A ver vamos...

Leia Também: Benfica foi 'mãos largas' e FC Porto sofreu. Pausa afeta luta pelo título

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório