Argentina celebra título mundial em casa com triunfo sobre Panamá

A Argentina celebrou na quinta-feira o terceiro título mundial com os seus adeptos, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, numa grande festa que incluiu uma vitória por 2-0 num particular sobre o Panamá.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/03/2023 07:35 ‧ 24/03/2023 por Lusa

Desporto

Seleções

Na casa do River Plate, Thiago Almada, aos 78 minutos, e o 'incontornável' Lionel Messi, aos 89, de livre direto, selaram o triunfo dos 'albi-celestes', perante um adversário 'durinho', que devia ter ficado reduzido a 10 logo no início do jogo.

A ausência de VAR salvou Kevin Galván, que só viu amarelo após uma entrada 'assassina' sobre Messi, o grande protagonista da primeira parte, nomeadamente com um remate ao poste esquerdo, na marcação de um livre direto, aos 17 minutos.

Na segunda parte, e perante a insistência do 'nulo', o 'capitão' foi sempre o mais inconformado, tentando o golo de canto direto, aos 50 minutos, e de livre direto, aos 52 e 56, antes de uma grande assistência para Acuña, que não conseguiu marcar.

Aos 78 minutos, a Argentina conseguiu, finalmente, chegar ao golo, com Messi a acertar novamente no poste, agora o direito, na transformação de mais um livre direto, com Paredes a falhar a recarga, mas não Thiago Almada, que atirou a 'contar'.

Para a festa completa, já só faltava mesmo o golo de Messi, o ídolo de todos os argentinos, e ele apareceu, já aos 89 minutos: em mais um livre direto, o '10' fez a bola sobrevoar a barreira e entrar à esquerda de José Guerra, que fez grande exibição.

O melhor jogador do Mundial2022 e vencedor do 'The Best' da FIFA somou o seu 99.º golo -- mais 53 assistências - pela Argentina, em 173 jogos, e o 800.º entre seleção principal e clubes (só os principais, não equipas B ou C), em 1.017 jogos.

No total da carreira como sénior, Lionel Messi, de 35 anos, soma 827 golos e 365 assistências, em 1.072 encontros.

Quanto à Argentina, e depois do desaire com o anfitrião Brasil nas meias-finais da Copa América de 2019, soma 30 vitórias, 13 empates e apenas uma derrota - com a Arábia Saudita (1-2), na estreia no Mundial2022 -, em 44 jogos.

Face ao Panamá, o selecionador Lionel Scaloni apresentou de início o mesmo 'onze' que, em 18 de dezembro de 2022, superou a França, por 4-2 nos penáltis, após 3-3 nos 120 minutos, na final do Mundial, em Lusail, no Qatar, incluindo o benfiquista Otamendi, substituído ao intervalo.

Os argentinos voltam a jogar na segunda-feira, recebendo a seleção do Curaçau, em mais um jogo para celebrar o terceiro título mundial, depois dos arrebatados em 1978, em casa, e em 1986, no México, às 'costas' de Diego Armando Maradona.

Leia Também: Adepto argentino invade balneário da seleção e tira foto com... Messi

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sandra Madureira já se encontra em peregrinação a Fátima

Sandra Madureira

Sandra Madureira já se encontra em peregrinação a Fátima

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas