Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

World Athletics exclui atletas russos e bielorrussos devido à guerra

A organização levantou a suspensão devido ao caso de doping, que levou à exclusão de atletas russos em 2017, mas mantém as sanções impostas com a guerra na Ucrânia.

World Athletics exclui atletas russos e bielorrussos devido à guerra
Notícias ao Minuto

18:37 - 23/03/23 por Hélio Carvalho

Desporto Atletismo

A associação internacional de atletismo, a World Athletics, anunciou que os atletas russos e bielorrussos vão continuar fora das competições internacionais, apesar das intenções do Comité Olímpico Internacional de retomar a presença destes atletas nas suas provas.

Esta quarta-feira, o conselho da World Athletics votou favoravelmente a terminar com o interregno de sete anos imposto aos atletas russos, depois de um escândalo de doping descoberto em 2015, mas a invasão russa na Ucrânia é agora o fator que os mantém afastados.

"O Conselho acordou na reintegração da Federação Russa depois de sete anos de suspensão devido a violações institucionais graves de doping. No entanto, os atletas, oficiais e pessoal de apoio da Rússia e Bielorrússia continuam excluídos da competição durante o futuro próximo, devido à invasão russa na Ucrânia", explica a associação, em comunicado.

Os atletas e dirigentes russos e bielorussos continuam, também, proibidos de acolher competições internacionais, de participar em reuniões da associação de atletismo, de ter credenciais para assistir a eventos, entre outras exclusões.

Depois da suspensão, anunciada em 2017 pelo Comité Olímpico Internacional, os atletas russos dos últimos dois Jogos Olímpicos (Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 e Jogos Olímpicos de Verão de 2020, realizados em 2021), foram forçados a competir sob a designação de Comité Olímpico Russo (ou ROC, na sigla em inglês).

Agora, o conselho da World Athletics aprovou a criação de uma 'taskforce da Rússia', que irá monitorizar o cumprimento de certos requerimentos por parte dos atletas e das autoridades desportivas russas, de modo a garantir que casos de doping não voltam a acontecer.

Recentemente, o Comité Olímpico Internacional tem-se mostrado favorável à reintrodução dos atletas da Rússia e da Bielorrússia nas competições de qualificação dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. No entanto, a Ucrânia tem criticado duramente a sugestão, ameaçando mesmo boicotar o evento.

Leia Também: Russos e bielorrussos que apoiem publicamente a guerra estão fora dos JO

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório