Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

UEFA com mão pesada no 'Caso Negreira'. Barcelona alvo de investigação

Organismo fala de uma "potencial violação do quadro jurídico da UEFA pelo Barcelona".

UEFA com mão pesada no 'Caso Negreira'. Barcelona alvo de investigação
Notícias ao Minuto

12:37 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto c/Lusa

Desporto La Liga

A UEFA emitiu, esta quinta-feira, um comunicado oficial no qual informa que abriu uma investigação contra o Barcelona na sequência do denominado Caso Negreira, em que os catalães têm estado envolvidos.

De acordo com a nota do Comité Ético e Disciplinar da UEFA, "os Inspetores Disciplinares e de Ética da UEFA foram nomeados para conduzir uma investigação relativa a uma potencial violação do quadro jurídico da UEFA pelo Barcelona em ligação com o chamado 'Caso Negreira'".

Recorde-se que o Ministério Público de Espanha já tinha feito chegar ao Tribunal de Instrução número 1 de Barcelona uma denúncia formal contra o Barcelona por suposta corrupção, no seguimento daquele que é já chamado de 'Caso Negreira'.

Este processo engloba, ainda, os dois últimos presidentes blaugrana, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, os dirigentes Óscar Grau e Albert Soler, e, finalmente, o ex-vice-presidente do Comité Técnico de Árbitros, José María Enríques Negreira.

O atual presidente dos catalães, Joan Laporta, disse que as acusações de corrupção que recaem sobre o clube vão ter uma resposta forte da atual direção, alegando que os catalães estão a ser "vítimas" de uma campanha de desestabilização.

O caso surge na sequência de investigações que o Ministério Público de Barcelona iniciou há cerca de um ano e que dão conta de que o antigo responsável da arbitragem espanhola recebeu, através de uma empresa, quase sete milhões de euros por alegada assessoria ao clube, entre 2001 e 2018.

Este caso, no qual o clube catalão é indiciado do crime de corrupção em negócios na forma continuada, vai ser apenso a um outro, resultado de uma denúncia apresentada nas últimas semanas pelo antigo árbitro e atual videoárbitro Estrada Fernández contra Negreira e a empresa Dasnil 95, por corrupção desportiva.

Alegadas irregularidades fiscais cometidas pela empresa de Negreira expuseram, em maio de 2022, os pagamentos recebidos pelo antigo vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros.

De acordo com a justiça espanhola, o Barcelona "manteve um acordo verbal estritamente confidencial" com José Negreira, de forma que este, "a troco de dinheiro, realizasse ações tendentes a favorecer o Barcelona na tomada de decisões dos árbitros" nos seus jogos.

Nos últimos dias, a imprensa espanhola noticiou que o Barcelona poderá ficar fora da Liga dos Campeões na próxima temporada, uma possível consequência desportiva que a UEFA pode aplicar na sequência deste caso.

[Notícia atualizada às 13h55]

Leia Também: UEFA pondera expulsar o Barcelona da Liga dos Campeões

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório