Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Seleção feminina de rugby promovida ao principal escalão europeu

A seleção portuguesa feminina de rugby foi hoje promovida ao 'Championship', principal escalão europeu da modalidade, após a derrota da República Checa, em casa, com a Finlândia, por 3-0, na penúltima jornada do Europe Trophy.

Seleção feminina de rugby promovida ao principal escalão europeu
Notícias ao Minuto

18:10 - 18/03/23 por Lusa

Desporto Rugby

Portugal precisava apenas que a República Checa não vencesse com ponto de bónus ofensivo para assegurar a subida de escalão, mas as anfitriãs acabaram mesmo por sair derrotadas e ficaram matematicamente arredadas da 'discussão'.

"É uma sensação de dever cumprido, mas, ao mesmo tempo, de arregaçar as mangas para começar a preparar o que aí vem, porque vai ser exigente", disse o selecionador português, João Moura, à agência Lusa.

Portugal ainda visita a Alemanha, em 15 de abril, a contar para o 'Trophy', e para já "o foco está totalmente em acabar bem esta competição", mas no próximo ano as 'lobas' têm um desafio maior para "assegurar a manutenção".

"O 'Championship' vai trazer um jogo com a Suécia, que poderá ser interessante, depois a Holanda, que é uma equipa muito experiente, e a Espanha, que festejou este ano o seu décimo título europeu", comentou o treinador.

Com a subida de Portugal, o 'Championship' feminino será alargado para quatro seleções, "mas a intenção da Rugby Europe é implementar um sistema de subidas e descidas que deve começar a funcionar já no próximo ano", explicou o técnico.

A seleção portuguesa disputou o 'Trophy' pela primeira vez em 2022, numa edição 'experimental', e assegurou, agora, a subida ao 'Championhip', a uma jornada do final, com vitórias sobre Bélgica (71-5), Finlândia (39-0) e Chéquia (51-0).

O Europe Championship feminino é o principal escalão europeu da modalidade, com exceção do torneio das Seis Nações.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório