Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Primeira volta 'vingada', prova de vida dada: Notas do FC Porto-Estoril

Os dragões suaram, mas conseguiram dar a resposta que se esperava depois do empate na Amoreira. Diferença para o líder Benfica volta a diminuir, à condição, estando a 'batata quente' do lado das águias.

Primeira volta 'vingada', prova de vida dada: Notas do FC Porto-Estoril
Notícias ao Minuto

08:00 - 11/03/23 por Tiago Antunes

Desporto Análise

O FC Porto voltou a morder os calcanhares ao Benfica na corrida pelo título da I Liga ao bater o Estoril na noite de sexta-feira por 3-2. A abrir a 24.ª jornada do campeonato, os dragões bateram o pé contra uma equipa que, recorde-se, também bateu o pé em casa e forçou um empate na primeira volta da prova.

Depois de perder sete pontos em cinco jornadas, o FC Porto sentiu a importância de dar resposta na segunda volta. O primeiro 'alvo a abater', o Estoril, foi atingido.

Com a vitória em casa, suada e algo sofrida, o FC Porto reduziu à condição a desvantagem para o Benfica para cinco pontos, sabendo que a pressão está do lado do Benfica, mas também do Sp. Braga. As águias têm de vencer para não deixarem os dragões mais perto da liderança, enquanto os minhotos precisam de pontuar sempre que o FC Porto vencer para não deixar o segundo lugar fugir.

Esquecendo a I Liga por alguns dias, a equipa de Sérgio Conceição terá agora a grande missão de virar a eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Inter. Os dragões regressam ao relvado do Dragão na terça-feira, tudo indica, sem João Mário, a pior notícia para os azuis e brancos. 

A figura

André Franco apareceu frente à antiga equipa. Além de aplicar a 'lei do ex', segurou o meio campo ao lado de Grujic, com Otávio a dar ajuda, fechando o centro a defender e abrindo ao atacar. Foi o terceiro golo de dragão ao peito na sétima titularidade na temporada.

A surpresa

Tiago Gouveia foi o jogador que mais desequilibrou no lado do Estoril. Foi peça-chave na equipa de Ricardo Soares ao marcar o golo do empate, aos 27 minutos, causou vários calafrios à defesa do FC Porto, ainda mais perto do final, quando a vitória azul e branca parecia segura. 

A desilusão

Francisco Geraldes estragou a pintura no último minuto do jogo. Depois de marcar o golo que empatou a partida e deixou o FC Porto a tremer, fechou o encontro com uma expulsão. A imprudência a abordar o lance valeu-lhe o segundo cartão no jogo. Nota menos para um dos mais experientes do Estoril, que rouba o prémio a Guitane, completamente fora do jogo.

Os treinadores

Sérgio Conceição

Tentou poupar as figuras para a grande missão da próxima semana, na Liga dos Campeões, mas foi obrigado a recorrer às melhores armas. Taremi e Galeno saltaram do banco num período de maior desespero, quando o controlo do encontro ficou no ar para quem o quisesse. O iraniano ainda conseguiu ser determinante, marcando o golo da vitória. No entanto, a má notícia é a lesão de João Mário, que deverá dar algumas dores de cabeça ao técnico durante a semana.

Ricardo Soares

Boa exibição da equipa canarinha no Dragão, por ideia do técnico. Mesmo com o golo sofrido, logo ao minuto nove, o Estoril não baixou a guarda por completo. Ao golo sofrido, o emblema da Amoreira respondeu com intensidade ofensiva. Até ao intervalo, foi três vezes à baliza de Diogo Costa, duas delas com grande perigo, a outra com golo. O resultado acaba por ser decidido por uma falta de prudência num momento decisivo do encontro, algo que não poderá acontecer durante a luta canarinha pela manutenção. Ainda assim, boa amostra de uma equipa que vai 'chorar' os pontos que perdeu no Dragão.  

O árbitro

Exibição de Gustavo Correia foi satisfatória. Apesar de ter exagerado em certas admoestações, acertou nas duas grandes penalidades, principalmente na primeira, a favor do Estoril, não recorrendo ao VAR para confirmar um lance 'apertado'.

Leia Também: FC Porto combate 'fantasmas' dos rivais e segue vivo na luta pelo título

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório