Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Há um novo diamante para Amorim lapidar... e o eixo-central que se cuide

Diomande chegou a Alvalade em janeiro, proveniente do Mafra, e não perdeu tempo para mostrar que não só é uma alternativa segura para o treinador dos leões, como uma aposta certeira para o futuro.

Há um novo diamante para Amorim lapidar... e o eixo-central que se cuide
Notícias ao Minuto

08:03 - 06/03/23 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Pouco mais de um mês depois de ter sido oficializado como reforço do Sporting para as próximas cinco épocas, Ousmane Diomande começa a justificar a aposta que os leões fizeram na sua contratação.

Mas esta subida vertiginosa do defesa-central dentro do futebol português não era, certamente, projetada pelo próprio há pouco mais de um ano e meio, quando ainda andava perdido nos escalões de formação da Costa do Marfim, onde nasceu há 19 anos.

Foi uma reviravolta de 180 graus na vida de Diomande que o atirou, nos últimos tempos, para um patamar no qual o podemos identificar como uma promessa de futuro dos leões.

Da Costa do Marfim a Portugal em dois anos

Há cerca de ano e meio, Diomande, na altura com 17 anos, dava os primeiros passos no Olympique Sport Abobo FC. As qualidades desde costa-marfinense não passaram em claro ao Midtjylland, mudando-se para o emblema do norte da Europa com apenas 18 anos. Um salto enorme do continente africano para um clube dinamarquês conhecido por formar jovens valores.

Mas a estadia na Dinamarca não durou muito tempo. Integrado na equipa de sub-19 do Midtjylland na época 2021/22, Ousmane Diomande foi cedido no verão do ano passado ao Mafra, da II Liga, clube com o qual os dinamarqueses têm um acordo de cooperação. E a mudança não podia ter sido melhor para este que é uma das pérolas do futebol da Costa do Marfim.

Uma ascensão meteórica com uma etapa de seis meses em Mafra chamou a atenção do Sporting, que rapidamente garantiu o concurso de um jovem que esteve em evidência na II Liga, com vários prémios conquistados. A mudança para Alvalade aconteceu em janeiro deste ano.

Rúben Amorim rendido ao jovem

Diomande precisou apenas de quatro jogos de leão ao peito para mostrar toda a sua qualidade. E nestes poucos dias na nova casa, o jovem impressionou de tal forma Rúben Amorim e restante equipa técnica, além dos próprios companheiros de equipa, que o treinador dos leões apontou o costa-marfinense a um papel muito importante no futuro.

"O Diomande tem de começar a jogar. Temos de ter um pé direito na direita, para fazer um passe simples. Com o Inácio às vezes corta um bocado. O Diomande é o futuro e mostrou muita capacidade, estava cansado no fim. Vai crescer, é forte nos duelos, muito forte a chegar aos avançados, tem muita qualidade com bola, ainda vai crescer", atirou o técnico dos verde e brancos após o jogo em Chaves, duelo no qual o jovem, de 19 anos, foi titular. Antes já tinha sido opção em dois jogos importantes, ambos a partir do banco: na derrota contra o FC Porto (1-2) e na vitória com o Rio Ave (1-0)

Certo é que Ousmane Diomande chegou há pouco mais de um mês ao clube de Alvalade e já ultrapassou a concorrência por um lugar no onze, provando a Rúben Amorim que é uma excelente alternativa aos já habituais titulares Sebastián Coates, Gonçalo Inácio e Matheus Reis.

Leia Também: Sporting distinguiu Rúben Amorim pela marca redonda que atingiu

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório