Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Benfica aproveita a 'fama' e dá uma 'lição' de como ser líder

Águias seguem firmes na liderança do campeonato, agora com 11 pontos de distância para o FC Porto.

Benfica aproveita a 'fama' e dá uma 'lição' de como ser líder
Notícias ao Minuto

23:10 - 03/03/23 por Miguel Simões

Desporto I Liga

O Benfica carimbou o sétimo triunfo consecutivo na I Liga, esta sexta-feira, ao bater o Famalicão (2-0), num jogo que deixa as águias com mais 11 pontos por comparação ao FC Porto durante, pelo menos, 24 horas.

Após alguma insistência, as águias adiantaram-se na frente do marcador já para lá da meia hora de jogo, graças a um remate certeiro de Gonçalo Ramos (36') a fazer a diferença numa primeira parte algo sofrida, com os famalicenses a ameaçar o empate até ao descanso.

Não se pode dizer que o Benfica não tenha tentado ampliar a vantagem na segunda parte, mas os famalicenses souberam como criar dificuldades e tentaram barrar as hipóteses de novos festejos na Luz. Ainda assim, em tempo de descontos, Gonçalo Ramos tratou de bisar e assinar o 2-0 final.

Foi na insistência...

Em relação ao duelo em Vizela, Roger Schmidt foi 'forçado' a trocar o lesionado Gonçalo Guedes por Rafa, sendo de referir que, em função da suspensão de um jogo, foi Jens Wissing a assumir as rédeas da equipa a partir do banco, num jogo marcado pela marca dos sete dígitos no Estádio da Luz a nível de espectadores.

O Benfica não entrou mal, mas o Famalicão também demonstrou estar à altura do desafio em determinados momentos, de tal forma que, depois das ameaças de Grimaldo (que chegou a pedir penálti aos 16 minutos) e Rafa Silva, apareceu Leandro Sanca a tentar assustar Vlachodimos.

Após alguma insistência - e o lance não podia ser mais ilustrativo -, os encarnados conseguiram mexer com o marcador aos 36 minutos, num remate certeiro de Gonçalo Ramos, após assistência de Grimaldo, que já tinha visto o seu passe ser intercetado instantes antes. Ainda assim, os cerca de 60 mil na Luz acabaram mesmo a festejar.

Até ao intervalo, nota ainda para a tentativa da equipa de João Pedro Sousa em chegar ao empate, com Santi Colombatto a assustar o guardião do Benfica.

Grande área até parecia ter muro

No regresso dos balneários, Riccieli deu lugar a Aguirregabiria e a verdade é que a defesa famalicense dificultou (bastante) a tarefa das águias em entrar na grande área adversária, com destaque apenas para um remate de Neres rente ao poste, de fora da área, nos primeiros 20 minutos.

Sensivelmente a meio do segundo tempo, Gonçalo Ramos tentou a sua sorte de longe e, instantes depois, Rafa viu o seu cabeceamento ser travado pela trave, seguindo-se muitos protestos de uma grande penalidade por mão de Ivo Rodrigues dentro da grande área.

Jens Wissing guardou as substituições para os últimos dez minutos, com as entradas de Petar Musa e João Neves, numa reta final em que, apesar da vantagem pela margem mínima, os famalicenses não conseguiram criar grande perigo para empatar o encontro.

Em tempo de descontos, na recarga a um remate de Grimaldo, Gonçalo Ramos tratou de tranquilizar os adeptos ao bisar e, assim, fixar o 2-0 final.

Com este resultado, o Benfica segue firme na liderança com 62 pontos, mais 11 por comparação ao FC Porto, que apenas joga este sábado, enquanto o Famalicão é 10.º classificado, com 27.

Momento do jogo: O golo de Gonçalo Ramos, apontado aos 36 minutos, colocou o Benfica a vencer a sensivelmente dez minutos do intervalo, numa fase importante da partida.

Leia Também: Grimaldo ficou a pedir penálti neste lance. Árbitro nada assinalou

Leia Também: Otamendi faz grande passe, Grimaldo assiste e Ramos quebra o nulo na Luz

Leia Também: O lance em que o Benfica pediu penálti (e Otamendi acabou amarelado)

Leia Também: Ramos marcou o golo da tranquilidade e destacou-se na lista de goleadores

Onzes

Benfica: Odysseas Vlachodimos; Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Álex Grimaldo; Fredrik Aursnes, Florentino Luís, David Neres, João Mário; Rafa e Gonçalo Ramos.

Famalicão: Luiz Júnior; Alexandre Penetra, Enea Mihaj, Riccieli, Francisco Moura; Zaydou Youssouf, Santi Colombatto, Pablo; Ivo Rodrigues, Iván Jaime e Sanca.

Antevisão

Benfica e Famalicão defrontam-se, esta sexta-feira, em jogo relativo à 23.ª jornada da I Liga, numa altura em que as águias poderão ficar com 11 pontos de vantagem para o FC Porto durante, pelo menos, 24 horas.

Após uma semana recheada de polémicas em torno das acusações de fraude fiscal, o conjunto de Roger Schmidt (expulso em Vizela e suspenso por um jogo) tentará 'fintar' essa história e somar novo triunfo no campeonato português, onde já leva seis vezes consecutivas a sorrir.

Já o Famalicão encontra-se em ascensão e pode ser um sério aviso para as águias, de tal forma que, nos últimos quatro jogos, somaram três triunfos, dois deles no campeonato que possibilitaram o salto da linha de água para o meio da tabela.

A 12 jornadas do fim, as duas equipas estão separadas por 32 pontos, porém, os mais recentes resultados positivos de ambas tornam este duelo ainda mais apetecível, antes das decisões da Liga dos Campeões para os encarnados, diante do Club Brugge.

O jogo tem apito inicial agendado para as 21h15 (horário de Portugal Continental) na Luz - que atingirá uma marca redonda a nível de espectadores -, será ajuizado por Artur Soares Dias e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica-Famalicão: Voar para travar uma 'fama' em ascensão

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório