Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Quando o Benfica joga a 100%, o Club Brugge não tem qualquer hipótese"

Encarnados levam vantagem nos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas espera-se uma segunda mão animada. Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Vital Borkelmans lançou a partida no Estádio da Luz, atribuiu favoritismo ao Benfica, mas deixou uma dica a Scott Parker para bater o conjunto de Roger Schmidt.

"Quando o Benfica joga a 100%, o Club Brugge não tem qualquer hipótese"
Notícias ao Minuto

08:01 - 06/03/23 por Tiago Antunes

Desporto Exclusivo

O Benfica vai receber o Club Brugge na terça-feira, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. As águias procuram dar o golpe final na eliminatória, passando, assim, para os quartos-de-final da prova milionária.

Para isso, será preciso bater uma equipa que busca, além de dar uma resposta aos encarnados, relançar a temporada, praticamente antagónica quando comparada às últimas. Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Vital Borkelmans, lenda do Club Brugge, lançou a partida marcada para o Estádio da Luz.

O antigo jogador começou por analisar o jogo da primeira mão, no qual viu alguns pontos na equipa de Roger Schmidt que o deixaram deliciado.

"Eu estava nesse jogo. Para mim, os primeiros 10, 15 minutos foram bons. O Clube Brugge esteve bem, tiveram uma oportunidade, marcaram um golo. Estava em fora-de-jogo, não podemos discutir isso, porque foi bem decidido. Vi um Benfica a entrar em campo sem nervosismos, a jogar bem, a simplificar o jogo, com bons jogadores a nível técnico, também um bom sistema. Eles sentiram-se bem naquele dia", começou por dizer.

Notícias ao Minuto Benfica venceu Club Brugge com golos de João Mário e David Neres© Getty Images

O Benfica ainda teve uma dor de cabeça no arranque do encontro. Essa dor de cabeça tinha nome: Noa Lang.

"Nos primeiros 10 minutos, tiveram problemas com ele. Esteve a um bom nível, mas jogou bem apenas a 15 metros da baliza do Benfica. Por vezes, apareceu em posição de golo, mas aconteceu apenas na primeira parte", apontou, fazendo um diagnóstico à equipa do Benfica.

"Vê-se que são uma equipa jovem, de bons jogadores, rápidos, bons tecnicamente com bola, bons no passe, rápidos a passar e criaram muitas oportunidades nesse jogo. O Club Brugge tem um bom guarda-redes, Mignolet, esteve três anos em alto nível, mas a equipa ainda está a pensar e a testar a forma de jogar com o novo treinador. Jogaram contra o Gent [para o campeonato belga] e tiveram um bom jogo, com um bom resultado. Agora, vão ao Estádio da Luz", acrescentou.

Os pontos fortes do Benfica, segundo Vital, estão à vista desarmada. O ex-Club Brugge deixou, ainda, elogios à ideia de jogo de Roger Schmidt, diferente da vista anteriormente em prática na Luz.

"Joga sempre no ataque, pede pressão alta, posicionamento avançado no campo. Reparei na primeira mão que todos os jogadores se movimentam, não há um jogador que fique quieto no campo. Isso é ótimo. Quando tens extremos muito bons... e estes mudaram muitas vezes posicionamento com o avançado, que vem buscar jogo e deixa os extremos irem para zonas interiores. Isto é tão difícil para o defesa. Outro ponto bom é que eles jogam muitas vezes pelo chão, mas, quando querem ser rápidos, esticam o jogo nas costas da defesa. Percebi durante o jogo que eles vão muito depressa de uma área à outra e têm vários jogadores bons tecnicamente que podem jogar entre linhas. Para o Club Brugge, é difícil [combater a ideia de jogo]", acredita.

"Conheço bem o clube, a cidade, o estádio e os adeptos. Sei que vão gritar pela bola na baliza, são fantásticos. Quando o Vertonghen jogava lá, eu era adjunto na seleção da Bélgica e visitei o estádio algumas vezes. Diferenças dessa equipa para a atual? A de agora joga em um ou dois toques, o que é maravilhoso. Eles deixam a bola correr e, enquanto defesa adversário, tens de correr atrás. Jogam sempre desde trás, conseguem cruzar de qualquer lado. Mereceram a vitória em Bruges, o Club Brugge teve 10 minutos bons, mas sem grande oportunidades. Também se percebeu que a equipa não é nervosa, é compacta, os jogadores jogam rápido. Gosto do estilo deste treinador", acrescentou.

Ainda assim, nem todas as equipas transbordam de forças. Vital viu também uma fraqueza nos encarnados, que partilha agora com Scott Parker para a segunda mão da eliminatória.

"Quando eles jogam muito subidos, se tiveres jogadores rápidos como é o caso do Club Brugge, podes fazer sempre algo especial e tornar a vida difícil ao defesa do Benfica. Ele [Scott Parker] sabe que o Benfica é uma verdadeira equipa de futebol. O Benfica é aquela equipa que estará sempre no ataque, seja em casa, seja fora. Eles têm sempre os dois laterais a jogarem muito subidos, o que permite aos extremos jogar por dentro, e têm defesas centrais que são bons a jogar no chão e fazem passes fortes para o ataque. Mas, quando se joga subido, há que ter cuidado. O Club Brugge tem jogadores rápidos, se jogarem com Noa Lang, Ferrán Jutglà e Kamal Sowah, eles podem fazer algo contra o Benfica. Contra o Gent, jogaram assim e estiveram bem", afirmou.

Notícias ao Minuto Noa Lang foi titular na frente de ataque do Club Brugge© Getty Images

Adivinhando a 'sorte' de cada equipa na segunda mão da eliminatória, Vital acredita que o 2-0 obtido na Bélgica poderá ser pesado demais para ser revertido pelo Club Brugge. No entanto, deixou o 'truque' para que o emblema belga possa discutir o jogo no Estádio da Luz.

"2-0 é demasiado, mas, se o Club Brugge marcar nos primeiros minutos de jogo, tudo pode acontecer. Eu conheço o Benfica, estão na frente, os jogadores gostam de jogar e os adeptos gostam de ver golos, é normal. O treinador [Roger Schmidt] ensinou muito aos jogadores, há uma grande atmosfera na equipa, trouxe bons pensamentos para toda a gente, para o staff, para os jogadores e também para os adeptos, e isso é muito importante. Os adeptos são a coisa mais importante de qualquer clube e só depois vêm os jogadores e o treinador. Tiveram vários adeptos no jogo em Bruges, foi muito bom. O Benfica tem uma verdadeira equipa de futebol e eles gostam de marcar. Vão fazer um jogo de qualidade", acredita.

A atmosfera do Jan Breydel, casa do Club Brugge, não assustou a equipa do Benfica, que, espera-se, deverá ter casa cheia para o dia que poderá confirmar o acesso aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Vital Borkelmans acredita que o ambiente no Estádio da Luz, com cerca de 65 mil espectadores, pode jogar a favor das águias e aproveitou para apontar a razão pela qual o emblema belga continua num estádio com lotação máxima de 30 mil pessoas.

"Casa cheia pode ajudar o Benfica, claro. Quando os adeptos vieram a Bruges, sentiram-se chocados. É uma pena que este clube não tenha um estádio novo, o primeiro-ministro da Bélgica tem complicado a vida ao Club Brugge, eles têm lutado durante 16 anos pela construção de um novo estádio. Acredito que os benfiquistas tenham ficado em choque ao irem às casas de banho do Jan Breydel e sentirem um cheiro inacreditável, não terá sido uma experiência boa para eles. Agora, os nossos adeptos vão ver o estádio do Benfica e vão perceber que esse estádio, um dia, estará também em Bruges. O Club Brugge precisa de um estádio igual. Uma vez joguei pelo clube em Paris, frente ao Paris Saint-Germain. Lá, eles têm muitos adeptos como o Benfica e o estádio estava cheio, lotado", disse.

Notícias ao Minuto Benfica e Club Brugge vai jogar a segunda mão dos 'oitavos' no Estádio da Luz© Getty Images

Vital não esconde o apoio ao Club Brugge, mas atribui favoritismo ao Benfica, que poderá deixar o adversário sem hipóteses na eliminatória se entrar em campo a 100%.

"Acho que não haverá problemas para o Benfica neste jogo em casa, mas sabemos que o Club Brugge não tem complexos a jogar e também sabemos como o futebol é. Mas acho que o Benfica tem uma equipa muito boa, muito rápida, com um treinador muito, muito, muito bom. Este jogo será igualmente importante pelo dinheiro. Toda a gente sabe que, para clubes como Benfica e Club Brugge, é muito importante entrar na próxima ronda. Digo que, quando o Benfica joga a 100%, o Club Brugge não tem qualquer hipótese", acredita. 

"Eu fui jogador do Club Brugge por 12 anos, portanto... Espero que eles o façam [golo], mas têm de o fazer no primeiro minuto. Quanto mais prolongarem, mais complicado será o jogo. Deve-se sempre marcar cedo. Se se fizer isso, o adversário fica nervoso. Os adeptos [do Club Brugge] também vão ao jogo e já se sabe que eles gritam sempre pelos golos. Se marcarem, pelo menos, nos primeiros 20 minutos do jogo, a eliminatória fica 2-1 e tudo se torna possível. Deixem-me acreditar que conseguiremos marcar um golo no primeiro minuto e outro mais tarde e que tudo acabará com penáltis. Tudo é possível, tens de ter esperança, claro. Uma vez perdemos 3-0 em Dortmund e ganhámos 4-0 em casa. Tudo é possível. Este jogo será fora de casa e isso é mais difícil. Que o melhor vença, mas dou 70% de chances ao Benfica e 30% ao Club Brugge", disse.

Vital vai voltar ao Estádio da Luz para assistir à segunda mão da eliminatória. O ex-jogador não hesitou em mostrar-se contente pela oportunidade e deixar elogios à estrutura do Benfica.

"Eu vou estar no estádio, na terça-feira. Espero um grande jogo. O Benfica é um belo clube, com belos jogadores, um bom sistema tático, não muito habitual para o futebol português e os jogadores entendem tudo na perfeição. Os adeptos cantam muito, o estádio tem cores bonitas, eu gosto. Estou contente por poder ver o jogo, um bom jogo, espero", deixando um resultado final para o jogo.

Notícias ao Minuto Vital Borkelmans (à esquerda), jogou pelo Club Brugge entre 1989 e 2000© Getty Images

"Acho que vai terminar 2-1 para o Benfica. A partir desta ronda, tudo pode acontecer. As melhores equipas vão surgir agora. O Benfica pode chegar longe. Se estiverem num bom dia, podes 'matar' qualquer um", concluiu.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório