Francisco J. Marques sobre expulsão de João Mário: "Não sabem as regras"

Diretor de comunicação e informação do FC Porto deixou farpas ao árbitro Rui Costa e ainda a Tiago Martins, que estava no VAR do jogo frente ao Gil Vicente.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
01/03/2023 07:39 ‧ 01/03/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

FC Porto

A mais recente derrota do FC Porto frente ao Gil Vicente (1-2) ainda permanece na mente dos adeptos dos dragões e Francisco J. Marques, diretor de comunicação e informação, fez questão de deixar longos comentários em torno da equipa de arbitragem, no programa Universo Porto da Bancada, do Porto Canal, na noite desta terça-feira

MNum jogo em que os azuis e brancos acabaram reduzidos a nove elementos por expulsão de João Mário e Uribe, o lance de maior contestação centra-se no cartão vermelho mostrado ao defesa português, ainda dentro do primeiro tempo.

"É o pecado original do jogo. É na sequência disso que tudo o resto se desenvolve. Diria que é o grande erro da época, inaceitável e incompreensível. A bola é intercetada no movimento em queda do João Mário, todos os árbitros sabem que isto não é falta e há uma razão recente para o saberem isso. O braço está naquela posição para proteger a queda e não pode ser falta. Este lance é muito parecido com o do penálti que deu a vitória de Portugal sobre o Uruguai em que o árbitro e o VAR foram mandados para casa pela FIFA. Não arbitraram mais. Em Portugal, os árbitros sabem que isto não é falta", começou por dizer, em declarações citadas no O Jogo.

"O senhor Rui Costa assinalou a falta e mostrou o cartão amarelo por causa de uma segunda mão que acontece, até aí tudo bem. Onde começam os problemas a sério? Quando o VAR chama o árbitro indicando que é lance de expulsão em relação ao primeiro momento. O VAR Tiago Martins não sabe uma das regras mais elementares do futebol e quem não sabe não pode arbitrar. E o Rui Costa ali nas funções de árbitro também não sabe e foi ver e deu vermelho", continuou.

"Trata-se de uma situação invulgar e incompreensível que não pode deixar de ter consequências. Os dois árbitros não sabem as regras e se sabem foi propositado e não quero acreditar nisso. A FIFA prestou esclarecimentos e disse que este lance não é falta. É igual ao do Portugal-Uruguai só com a diferença de ser fora da área", completou o raciocínio. 

Recorde-se que o jogo do passado domingo deixou os dragões a oito pontos do líder Benfica, complicando a luta pelo título de campeão nacional.

Leia Também: FC Porto investe mais de 42 milhões na aquisição de passes esta época

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Eurovisão

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas