Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Desp. Chaves-Sporting: Retomar o sorriso nacional entre a ânsia europeia?

Pontapé de saída agendado para as 19 horas (horário de Portugal Continental) desta segunda-feira.

Desp. Chaves-Sporting: Retomar o sorriso nacional entre a ânsia europeia?
Notícias ao Minuto

08:01 - 20/02/23 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Desportivo de Chaves e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, em jogo a contar para a 21.ª jornada da I Liga, numa altura em que os leões focam atenções também na eliminatória da Liga Europa, diante do Midtjylland.

Quatro dias após o empate diante dos dinamarqueses, os leões vão tentar vingar-se da derrota da primeira volta (0-2) diante dos flavienses, enquanto Vítor Campelos quererá, naturalmente, replicar a receita do jogo memorável em Alvalade.

A equipa de Rúben Amorim não atravessa uma boa fase de resultados, porém, torna-se crucial vencer no contexto interno por, pelo menos, dois motivos. Pela injeção de moral a anteceder a deslocação à Dinamarca, com vista aos 'oitavos' da Liga Europa, bem como pela importância de recuperar terreno para o Sporting de Braga, na terceira posição, após a derrota no Clássico frente ao FC Porto.

Já o conjunto de Trás-os-Montes encontra-se sensivelmente a meio da tabela, na décima posição, tendo perdido apenas um dos últimos seis jogos, sendo que também só venceu por uma ocasião nesse período.

O jogo tem apito inicial agendado para as 19 horas (horário de Portugal Continental) no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Vítor Campelos

História menos favorável?: "Apesar de o Desportivo de Chaves não ganhar [em Trás-os-Montes, para o campeonato] desde 1997/98, creio que faz sempre bons resultados com o Sporting, em casa. É um campo que, tradicionalmente, é difícil para o Sporting".

Análise ao adversário: "Vamos defrontar uma excelente equipa, muito bem orientada. O Rúben [Amorim] tem feito um trabalho fantástico no Sporting. Sabemos que vamos defrontar um adversário com muita qualidade, mas também estamos muito confiantes com aquilo que podemos fazer".

Baixas para o jogo: "Desde que cheguei a Chaves, em nenhuma convocatória tive os jogadores todos. O nosso lema é todos juntos somos mais fortes, e temos essa convicção, mas, também, amanhã [segunda-feira] possivelmente já vamos ter jogadores para preencher o banco, ainda que alguns ainda não possam ser utilizados durante o tempo que desejaríamos".

Rúben Amorim

Contrariar maus resultados: "Acima de tudo, temos de ter cuidado com as transições. Temos de fazer golos. Na primeira parte na Liga Europa, tínhamos de ter feito mais golos. Temos de jogar muito melhor. É um estádio complicado, temos a pressão de ganhar. Eles treinaram bem. Estamos preparados. Conhecemos bem a equipa do Chaves".

Gestão de emoções: "Temos de gerir. A verdade é que vamos evoluindo com estes momentos. Tínhamos fases em que ganhávamos e deixávamos passar certas coisas. Com outros resultados, temos em atenção a outros pormenores. Isto da crise de resultados vai dar jeito no futuro. Mas custa muito. Muitos dos jogadores que ganharam o campeonato já não são os mesmos. Tenho a certeza que o Palhinha, o Matheus Nunes e outros jogadores iam gerir os resultados de outra forma, não teríamos estes problemas. Mas é uma questão a gerir".

Baixas dos adversários: "São fases da época. Não posso estar a falar das baixas dos adversários. Todos os jogos são difíceis para nós. Também tivemos essas fases e não falávamos disso. Parece que ultimamente, quando se joga contra o Sporting, há muitas baixas dos adversários. Para nós é sempre difícil. Não ligamos ao adversário. Sabemos que vão criar uma equipa competitiva. O Chaves vai estar com a pressão de vencer. Nós também temos de vencer".

Últimos resultados

Desp. Chaves: E-E-D-V-E

Sporting: D-V-V-D-E

Últimos onzes

Desp. Chaves: Paulo Vítor, Habib Sylla, Steven Vitória, Carlos Ponck, Bruno Langa, João Mendes, João Pedro, Benny Sousa, João Teixeira, Euller Silva e Juninho Vieira

Sporting: Antonio Adán, Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Arthur Gomes, Paulinho e Marcus Edwards

Ausências

Desp. Chaves: Edu, João Correia, Luther Singh, Obiora, Sarr, Paulo Vítor, Rodrigo Moura, Héctor Hernández (lesionados) e Bruno Langa (castigado)

Sporting: Daniel Bragança (lesionado)

Leia Também: "Crise de resultados? É uma fase que vai dar jeito no futuro"

Leia Também: Rúben Amorim mantém confiança em Adán: "O Vital diz que estava tudo bem"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório