Governo quer implementar Plano de Desenvolvimento para o Desporto

O Programa do XXV Governo Constitucional, hoje divulgado, prevê a implementação do Plano de Desenvolvimento para o Desporto em Portugal, mas também o reforço do apoio ao alto rendimento, como fator de atração dos mais jovens.

bola futebol crianças

© iStock

Lusa
14/06/2025 12:57 ‧ 14/06/2025 por Lusa

Desporto

Assembleia da República

Um objetivo reiterado pelo anterior ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, quando tutelou o setor, a apresentação e implementação do Plano de Desenvolvimento para o Desporto em Portugal, "revendo para o efeito a respetiva legislação, com um novo modelo de coordenação de políticas públicas" é uma das medidas inscritas no programa do executivo entregue hoje na Assembleia da República.

 

Estimular a prática de atividade física através de campanhas nacionais de promoção, apresentar um novo modelo de coordenação de políticas de bem-estar/saúde e qualidade de vida associados ao desporto, potenciar o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), com todo o movimento associativo desportivo, as instituições educativas e as autarquias são outras das medidas propostas no documento.

Do programa do segundo executivo liderado por Luís Montenegro, que tinha sido aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira, consta também o incentivo à criação de Conselhos Municipais de Desporto, "enquanto instância de consulta, para promover o envolvimento dos cidadãos a nível local", ou o apoio à reabilitação das instalações desportivas, "potenciando a oferta desportiva em zonas de baixa densidade populacional e/ou de programas para pessoas com deficiência".

Reforçar os apoios aos alunos-atletas e aos atletas de alto rendimento, na ótica da sua capacitação para o pós-carreira desportiva, ou promover as novas tecnologias de forma a potenciar a recolha e monitorização dos principais indicadores na área do desporto são outras das medidas inscritas no documento entregue hoje pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, na Assembleia da República.

O Governo quer ainda desenvolver com as federações desportivas "um programa de desporto para todos por modalidade", além de "clarificar competências, potenciar sinergias e otimizar recursos entre a disciplina de educação física, o desporto na escola (todos os níveis de ensino), o desporto no clube, as atividades de recreio desportivo de cariz comunitário e o desporto para segmentos populacionais específicos".

As medidas propostas para o setor tutelado por Margarida Balseiro Lopes, ministra da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, visam cumprir metas como a diminuição da prevalência de obesidade infantil e excesso de peso, a redução da percentagem da população sedentária, ou o aumento da prática desportiva da população ao longo da vida e em todo o território.

O Governo tem ainda como objetivos o reforço do "apoio ao desporto de alto rendimento como catalisador para a prática desportiva entre os mais jovens", assim como dos programas de inclusão no e através do desporto, especialmente na prática feminina e para as pessoas com deficiência.

Aproximar o investimento direto no desporto e os indicadores de atividade física e desportiva da população portuguesa da média dos países da União Europeia é outra das metas, com o executivo liderado por Luís Montenegro a reconhecer que "todos os indicadores apontam para fracos níveis de prática de atividade física e desportiva da população portuguesa, a que acrescem problemas de literacia motora e desportiva".

"É fundamental melhorar significativamente a prática desportiva em idade escolar até ao Ensino Superior e ao longo da vida. Torna-se necessário, hoje mais do que nunca, assumir e impulsionar o desporto como uma ferramenta de inclusão social. As desigualdades territoriais no desenvolvimento das políticas públicas desportivas têm de ser combatidas e a adoção de medidas robustas que promovam a igualdade na prática desportiva entre mulheres e homens têm de ser assumidas como uma prioridade", lê-se no programa.

Leia Também: Atenção, FC Porto: Revelado truque da Juventus para selar Chico Conceição

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga 3

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Famalicão13
2Sp. Braga13
3Arouca13
4Gil Vicente13
5Sporting13
6Moreirense13
7Benfica00
8Estoril00
9Estrela00
10FC Porto00
11Rio Ave00
12Vitória SC00
13Alverca10
14AVS10
15C.D. Nacional10
16Casa Pia10
17Santa Clara10
18Tondela10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo filme da Fórmula 1 impulsiona receitas e audiências do campeonato

Fórmula 1

Novo filme da Fórmula 1 impulsiona receitas e audiências do campeonato

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas