Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

"Sismo? É rezar a Deus para sair vivo. Não tens tempo para reagir"

Avançado português que está na Turquia há cinco anos descreve, em exclusivo ao Desporto ao Minuto, as últimas horas vividas.

"Sismo? É rezar a Deus para sair vivo. Não tens tempo para reagir"

Marco Paixão não esconde o choque por aquilo que viu e viveu nas últimas horas em Izmir, cidade turca que também foi abalada pelo sismo que se fez sentir na Turquia na madrugada desta segunda-feira. Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, o ponta de lança português, que alinha nos turcos do Altay, mostrou-se consternado, apesar de já ter alguma experiência neste tipo de fenómenos. 

"É um bocado difícil explicar o que estamos a sentir. Estou em Izmir já há cinco anos. Sei o que é passar por um terramoto e já passei por vários tipos deles, dos mais fracos aos mais fortes. Há ano e meio houve um muito forte, que fez cair quatro ou cinco edifícios. São momentos muito complicados...", começou por contar Marco Paixão, ao Desporto ao Minuto, prosseguindo. 

"Aquilo que eu posso dizer é que a moral das pessoas está toda em baixo. Não é fácil lidar com estas situações. Para quem nunca viveu um terramoto é rezar a Deus para sair vivo. Não tens quase tempo para reagir. Foram dois minutos de terramoto... As pessoas que sobreviveram e saíram disto com vida, no meu ponto de vista, é um milagre incrível. É muito triste. Aqui em Izmir houve colegas meus que disseram que ontem de manhã sentiram um pouco. Eu vivo a 20 minutos e não senti muito. Estamos todos abalados, psicologicamente. Não é fácil", relatou o avançado de 38 anos. 

"Hoje de manhã falei com o Rúben Ribeiro, que está em Hatayspor, e a única coisa que me disse é que estava bem e que estava à procura dos colegas de equipa dele. Três deles conseguiram sair dos escombros com vida. O Atsu infelizmente ainda não apareceu, mas estamos todos a rezar que possa aparecer com vida", frisou Marco Paixão. 

Refira-se que, no último balanço, o número total de vítimas mortais subiu para 2.249. Segundo a Sky News, registaram-se 1.498 vítimas na Turquia e 751 em todo o território sírio.

Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, esta segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria. O abalo ocorreu pelas 4h17 [1h17 em Lisboa] a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), minutos após o primeiro sismo, outro abalo de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilómetros de profundidade.

Leia Também: Pedrinho gravou momento do sismo na Turquia: "Felizmente estamos bem"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório