Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sai Porro, entra Bellerín? Esgaio mete 'garras' de fora e anima Alvalade

Defesa de 29 anos rendeu a mais recente venda do Sporting e animou o público presente na goleada ao Sporting de Braga (5-0), pelo que disputará a titularidade com o reforço emprestado pelo Barcelona.

Sai Porro, entra Bellerín? Esgaio mete 'garras' de fora e anima Alvalade
Notícias ao Minuto

07:51 - 03/02/23 por Miguel Simões

Desporto Sporting

Com a mais recente saída de Pedro Porro, o Sporting terá, forçosamente, de apresentar uma cara diferente da habitual no corredor direito, e, para já, Ricardo Esgaio parece ter tomado a dianteira em relação ao reforço Héctor Bellerín.

Na goleada ao Sporting de Braga (5-0), na passada quarta-feira, Rúben Amorim não hesitou em apostar na experiência do defesa de 29 anos, que já tinha sido titular nas 'meias' da Taça da Liga (triunfo por 2-1 frente ao Arouca), apesar das críticas de que foi alvo em alguns momentos da época.

Não se pode dizer que falhou. Bem pelo contrário. Não só cumpriu com as exigências que o jogo lhe colocou, como ainda animou Alvalade na reta final, com alguns pedidos oriundos das bancadas para que fosse o lateral-direito a cobrar grande penalidade em tempo de descontos, convertida por Pedro Gonçalves, naquele que foi o 5-0 final.

Além de ter estado praticamente intransponível no plano defensivo, travando diversas investidas bracarenses, Ricardo Esgaio ainda foi mais uma unidade a atacar a baliza contrária, com cruzamentos 'venenosos' para a área a ameaçar novos motivos de festejo em Alvalade. A verdade é que a época não tem sido um mar de rosas...

Do erro em Braga à expulsão na Champions

Curiosamente, foi contra o Sporting de Braga, sua ex-equipa, que começou um dos grandes pesadelos da temporada, em agosto do ano passado. O defesa português entrou na reta final do encontro relativo à primeira jornada do campeonato, numa altura em que o Sporting tinha acabado de chegar ao 2-3, na Pedreira, porém, uma má abordagem defensiva abriu caminho ao tento do empate (3-3), que prevaleceria até ao apito final.

Não foi o erro que 'abalou' a moral de Ricardo Esgaio. As críticas tomaram proporções de tal forma inesperadas que culminaram mesmo na eliminação das contas ativas nas redes sociais, algo que, na altura, foi motivo de reportagem do Desporto ao Minuto, na tentativa de perceber que impactos as crueldades 'virtuais' poderiam ter num jogador.

Com a ajuda de Rúben Amorim,  o defesa de 29 anos procurou responder em campo e, no jogo seguinte, diante do Rio Ave (3-0), voltou a entrar em campo na condição de suplente utilizado, com direito a aplausos, mas também alguns impropérios nas bancadas de Alvalade.

As coisas começaram a assentar gradualmente e Ricardo Esgaio foi intercalando entre o banco de suplentes e o onze dos leões, principalmente face à lesão de Pedro Porro, até que vieram os jogos com o Olympique Marseille, com derrotas em Marselha (4-1) e em Alvalade (0-2) - as duas primeiras na fase de grupos da Liga dos Campeões, após um arranque com dois triunfos.

A juntar a alguns erros em território francês, o lateral-direito acabaria por estar diretamente envolvido na desilusão caseira ao ter derrubado Amine Harit na grande área e ter visto o segundo amarelo, três minutos depois do primeiro, deixando os leões reduzidos a dez elementos e com uma grande penalidade que seria convertida por Guendouzi aos 20 minutos. Perante a fúria dos adeptos, o jogador saiu do terreno de jogo debaixo de um intenso coro de assobios. Tudo isto e ainda estávamos no mês de outubro...

Notícias ao Minuto Abordagem infeliz deixou a equipa em inferioridade numérica frente ao Olympique Marseille, num jogo com clara influência no desfecho das contas do grupo da Liga dos Campeões.© Getty Images  

Voto de confiança de Amorim com resultados?

Logo após o jogo diante do Olympique Marseille, Rúben Amorim foi perentório na defesa do futebolista e, duas semanas depois, acabaria por ser lançado para o onze do jogo em Arouca. Para sua infelicidade, eis que o Sporting perdeu, por 1-0. 

Ao longo dos meses de novembro e dezembro do ano passado, Ricardo Esgaio apenas entrou nas retas finais de alguns jogos da Taça da Liga e, recentemente, o jovem treinador dos leões não hesitou em colocá-lo no onze, imagine-se, contra o Arouca (1-2), desta vez com a equipa a sorrir nas 'meias' da referida prova.

Depois de ter visto o Sporting perder a Taça da Liga para o FC Porto (0-2) a partir do banco, Ricardo Esgaio 'fez esquecer' Pedro Porro na passada quarta-feira, frente aos minhotos, destacando-se com duelos ganhos, interceções cruciais, bons cruzamentos e passes assertivos, algo que lhe tirou o estatuto de 'patinho feio' no tribunal de Alvalade e motivou os naturais e esperados elogios de Rúben Amorim no fim do jogo.

A pergunta que se impõe é: Estará Ricardo Esgaio capaz para assumir o lado direito do jogo do Sporting ou é 'sol de pouca dura' a adiar a eventual afirmação do reforço emprestado pelo Barcelona? A seu tempo saberemos...

Notícias ao Minuto Defesa de 29 anos foi uma das unidades mais esclarecedoras em campo, diante do Sporting de Braga.© Getty Images

Leia Também: Do inferno ao céu? Alvalade 'gritou' por Esgaio para bater penálti

Leia Também: "Metade da exibição do Esgaio deve-se aos adeptos"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório