Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

FC Porto escapa à 'fumarada' do Caldeirão e segue na perseguição ao topo

Dragões derrotaram o Marítimo, numa partida em que, ainda antes do apito para o intervalo, já tinham visto Bernardo Folha, Sérgio Conceição e Vítor Bruno receberem ordem de expulsão.

FC Porto escapa à 'fumarada' do Caldeirão e segue na perseguição ao topo
Notícias ao Minuto

20:56 - 01/02/23 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto não se deixou deslumbrar pela conquista da Taça da Liga e regressou, esta quarta-feira, à ação na I Liga, com uma vitória sobre o Marítimo, por 2-0, que acabou por dar (muito) trabalho.

Wendell e Wenderson Galeno marcaram os golos do triunfo azul e branco, numa partida que ficou marcada pelas expulsões de Bernardo Folha, Pablo Moreno, Sérgio Conceição e Vítor Bruno ainda antes do intervalo.

Um triste espetáculo salvo por Diogo Costa

Sérgio Conceição tinha alertado, na véspera, para os perigos da deslocação a um “terreno tradicionalmente difícil”. Mas, na verdade, é preciso ter alguma generosidade para caraterizar aquilo que se passou durante os primeiros 45 minutos de um verdadeiro jogo de futebol.

Entre tropeções, ressaltos e bolas soltas, Marítimo e FC Porto protagonizaram um triste espetáculo, que acabou, invariavelmente, para ‘descambar’ para a vertente física desde bem cedo, de tal maneira que, aos 13 minutos, Fábio Veríssimo já tinha exibido três cartões amarelos.

Nos escassos momentos em que se jogou à bola, a equipa insular foi a mais perigosa, e podia mesmo ter chegado ao intervalo em vantagem, não fosse Diogo Costa ter ‘voado’ para desviar os remates de longe de Val Costa e Bruno Xadas.

Já nos restantes, houve… ‘chuva’ de vermelhos. O adjunto dos dragões, Vítor Bruno, foi o primeiro a ser expulso, por reclamar com a arbitragem. Seguiram-se Bernardo Folha e Pablo Moreno, por acumulação de amarelos, e Sérgio Conceição, por protestos.

Com ambas as equipas reduzidas a dez unidades, os dragões tiveram, finalmente, a primeira oportunidade digna desse nome, quando Wenderson Galeno atirou rasteiro, para as mãos de Giorgi Makaridze.

Futebol apareceu, por fim

O cenário estava mal parado, e Sérgio Conceição e José Gomes não ficaram indiferentes. O primeiro retirou o ‘apagado’ Mehdi Taremi para lançar Evanilson, e o segundo apostou em André Vidigal, Percy Liza e Oito Gomes, em detrimento de Val Soares, Brayan Riascos e Léo Pereira.

Coincidência ou não, o jogo ganhou outra fluidez… e espetáculo, uma vez que, logo num dos primeiros lances da segunda parte, Wendell apareceu à entrada da grande área a desferir um ‘tiraço’ que deixou Giorgi Makaridze ‘plantado’.

Instantes depois, foi a vez de Wenderson Galeno aproveitou o súbito ‘adormecimento’ da defesa adversária para fazer, também ele, o gosto ao pé, catapultando os dragões para um período bem mais tranquilo.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar 42 pontos e ascende, provisoriamente, à segunda posição, com menos oito pontos do que o Benfica (que tem um jogo a mais) e mais dois do que o Sporting de Braga (que vai visitar o Sporting).

Quanto ao Marítimo, permanece ‘afundado’ no 17.º e penúltimo lugar do campeonato português, com 13 pontos, menos cinco do que o Gil Vicente, equipa que mora imediatamente acima da ‘linha de água’.

Momento do jogo: A primeira parte provocou dúvidas quanto àquilo que o FC Porto poderia levar dos Barreiros. No entanto, a equipa fez questão de as dispersar, logo no arranque da segunda, graças a um belo remate de Wendell, que desfez o nulo.

Onzes

Marítimo: Makaridze; Cláudio Winck; Moises Mosquera, René Santos, Vitor Costa; Val Soares, Beltrame, Xadas, Leo Pereira; Brayan Riascos e Pablo Moreno.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano, Wendell; Uribe, Bernardo Folha, Otávio, Galeno; Pepê e Taremi.

Antevisão

Após um dia de encerramento de mercado de transferências de inverno de 'loucos', eis que, esta quarta-feira, é hora de recentrar todas as atenções no futebol propriamente dito. Neste caso, no embate da 18.ª jornada da I Liga, entre Marítimo e FC Porto.

Duas equipas que vivem em 'universos' completamente diferentes no que às ambições desportivas diz respeito. Começando pelos dragões, que sabem que estão obrigados a vencer para não deixarem escapar ainda mais o Benfica na liderança da tabela.

Já os insulares, encontram-se no polo oposto. Somam apenas 14 pontos conquistados, até ao momento, o que os deixa na 17.ª e penúltima posição, a cinco pontos do Gil Vicente, a equipa que mora imediatamente acima da 'linha de água' e que tem mais um jogo disputado.

O Marítimo-FC Porto será ajuizado por Fábio Veríssimo, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, terá lugar nos Barreiros, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Bruno Costa é colocado a treinar à parte e ainda pode deixar o FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório