Tribunal acusa Juventus de aumentar valor dos jogadores de forma fictícia

O Tribunal de Recurso da Federação Italiana de Futebol (FIGC) justificou hoje a sanção à Juventus por esta ter aumentado o valor de mercado dos seus jogadores para obter mais benefícios com a sua posterior venda.

Notícia

© Getty Images

Lusa
30/01/2023 16:45 ‧ 30/01/2023 por Lusa

Desporto

Itália

Este expediente a que o clube de Turim recorreu é gerador de uma mais-valia fictícia que permitiu à entidade equilibrar os seus balanços durante pelo menos três anos (2019, 2020 e 2021), reduzir dessa forma prejuízos, não recapitalizar e fortalecer a equipa ao não ver o limite salarial diminuir.

"A Juve cometeu uma infração disciplinar desportiva, dada a gravidade e o caráter reiterado e prolongado da infração", explicou a FIGC, num relatório com 36 páginas.

No mesmo texto explica que a Juventus foi considerada culpada "dada a documentação apreendida aos dirigentes, as interceções inequívocas (escutas telefónicas) e as evidências subsequentes relativas à ocultação de documentação e mesmo manipulação de faturas".

O Tribunal manteve as sanções impostas aos dirigentes envolvidos, incluindo Andrea Agnelli [ex-presidente do Conselho Diretivo] (dois anos de suspensão), e a absolvição dos outros oito clubes envolvidos (Sampdoria, Pro Vercelli, Genovaa, Parma, Pisa, Empoli, Novara e Pescara) e seus respetivos diretores e treinadores.

"É impressionante a omnipresença a todos os níveis da consciência da artificialidade do 'modus operandi' da própria empresa: do diretor desportivo da época (Paratici) ao seu colaborador imediato (Cherubini)ou do presidente do Conselho de Diretores (Agnelli) ao diretor-executivo (Arrivabene)", apontou a FIGC no relatório.

O nome do técnico da 'Juve', o italiano Massimiliano Allegri, também surge no relatório como conhecedor da prática do clube, mas em menor grau e agindo de "boa-fé".

"Em alguns casos, eles agiram com uma consciência global da artificialidade das operações realizadas. Em outros casos, com uma consciência mais superficial, ou talvez até de boa-fé [referindo-se a Allegri], mas em todo caso conclui-se que todos estavam cientes, direta ou indiretamente, de uma situação que agora estava fora de controlo", pode ainda ler-se no documento.

O clube italiano tem agora 30 dias para recorrer ao Colégio de Garantia Desportiva do Comité Olímpico Italiano (CONI), terceiro e último grau da justiça desportiva do país.

A 'Juve' também está a ser investigada por um possível caso de fraude fiscal, uma vez que garantiu ter acordado uma redução salarial dos seus jogadores para aliviar a situação económica gerada pela pandemia, mas o Ministério Público apurou que o acordo não foi de renúncia salarial, mas sim de diferimento do pagamento de três dos quatro meses acordados (de março a junho de 2020).

O pagamento não consta no exercício financeiro daquele ano, pelo que o Ministério Público o considera crime de fraude fiscal.

A justiça italiana tinha punido a Juventus com 15 pontos, dedutíveis na presente edição da Serie A, na sequência da investigação por alegadas irregularidades financeiras na contratação de jogadores durante a pandemia de covid-19.

A FIGC tinha pedido um castigo de nove pontos, mas o Tribunal Federal de Recurso foi mais além e aplicou o pesado castigo ao conjunto de Turim, o que implicou que a equipa de Turim tivesse caído do terceiro lugar que ocupava, com 37 pontos, para o 11.º, com 22.

Leia Também: Juventus culpada? Ronaldo disposto a responder ao MP para evitar castigo

Leia Também: Escândalo na Juventus pode valer castigo de um mês a Cristiano Ronaldo

Leia Também: Um 'pesadelo' sem fim. Juventus pode ser afastada das provas europeias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Hjulmand faz um apelo à família do Sporting para o jogo com o Vitória SC

I Liga

Hjulmand faz um apelo à família do Sporting para o jogo com o Vitória SC

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas