Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ligue 1 Experience: Tivemos acesso único ao relvado no Marseille-Monaco

O Desporto ao Minuto viajou até França para viver de perto as emoções no Vélodrome. Duelo terminou num empate, mas há muito mais para contar.

Ligue 1 Experience: Tivemos acesso único ao relvado no Marseille-Monaco
Notícias ao Minuto

07:46 - 02/02/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

O campeonato francês está ao rubro e o último fim de semana foi palco de mais surpresas por terras gaulesas, com o principal destaque a ser o empate caseiro do PSG diante do Reims (1-1). No entanto, o jogo que mais captou atenções foi outro, e aconteceu no Stade Vélodrome. Mas já lá vamos.

A convite da Ligue 1 e da ELEVEN, o Desporto ao Minuto viajou até França para conhecer os bastidores de um dos campeonatos que se encontra no restrito top5 da Europa. Denominada de Ligue 1 Experience, esta aventura começou em Nice.

Na sexta-feira, o Desporto ao Minuto teve a oportunidade de conhecer os cantos do Allianz Riviera, a casa do Nice. Antes de visitar o balneário e os espaços mais restritos, tivemos uma pequena conversa com Dante, capitão do Nice e cujo percurso no futebol europeu dispensa apresentações. Aos 39 anos, Dante revelou ao Desporto ao Minuto que tem o desejo de jogar, pelo menos, mais uma época, ao mesmo tempo que comentou a eventual chegada de um treinador estrangeiro ao comando técnico da seleção brasileira, com Abel Ferreira e Jorge Jesus a merecem a aprovação do internacional canarinho. 

Notícias ao Minuto Dante é o capitão do Nice. © Notícias ao Minuto  

Depois, sim, foi altura de descobrir todos os segredos do Allianz Riviera, dos balneários ao relvado, sem esquecer a zona VIP. O recinto tem capacidade para 35 mil espectadores e há uma preocupação constante pela sustentabilidade: todos os recursos são aproveitados, na casa do Nice. 

O calor do Vélodrome 

No dia seguinte, seguimos viagem até Marselha, para podermos viver de perto as emoções de um sempre 'escaldante' Marseille-AS Monaco. A chegada ao Stade Vélodrome foi marcada pelas várias centenas de adeptos nas imediações deste emblemático estádio francês, e o frio que se sentia na cidade acabava quase que abafado pelo calor vindo das bancadas. No acesso exclusivo ao relvado, no momento em que as duas equipas realizavam os exercícios de aquecimento, o Desporto ao Minuto testemunhou, na primeira pessoa, tudo aquilo que os jogadores sentem sempre que saltam para dentro daquele campo. Os visitantes foram os primeiros a surgir e o 'bruá' das bancadas foi arrebatador. Em sentido inverso, quando foi a vez da formação caseira, sentiu-se uma verdadeira onda de apoio a chegar ao relvado. Tudo isto num pequeno intervalo de minutos. 

Notícias ao Minuto Jogadores do AS Monaco em período de aquecimento. © Notícias ao Minuto  

Mais tarde, a bola começou a rolar, e o AS Monaco entrou melhor, beneficiando de um autogolo para se colocar em vantagem. Os adeptos do Marseille não desarmaram e continuaram a apoiar a equipa, com o desejado tento do empate a surgir logo após o intervalo, ainda muitos dos espectadores não haviam regressado aos respetivos lugares. 

Nuno Tavares foi titular do lado da equipa da casa, Gelson Martins entrou no decorrer da segunda parte, para ajudar os visitantes, mas o momento mais impactante aconteceu já na reta final da partida, aquando a entrada de Dimitri Payet, nos últimos 10 minutos. O craque francês parece ser o jogador mais idolatrado pela massa adepta do Marseille e o estádio quase... 'veio abaixo'. Curiosamente, no primeira vez que tocou na bola, Payet quase marcou um grande golo. 

Seguiram-se as habituais flash interviews e conferências de imprensa do treinador, mas também houve lugar à zona mista, com dois jogadores de cada equipa a falarem durante largos minutos com os jornalistas, algo inédito por estes dias, no futebol português. E sim, trata-se de uma comparação direta entre o campeonato francês e luso. 

Notícias ao Minuto Axel Disasi foi um dos jogadores que passou pela zona mista. © Notícias ao Minuto  

Centro de estágios a fechar

Menos de 24 horas depois foi a vez de conhecer o centro de treinos do Marseille, onde se encontravam vários adeptos à porta em busca de uma fotografia ou de um simples autógrafo de um jogador. Conhecemos por dentro o edifício dedicado à imprensa, o centro media - onde se ultimava, por aquela altura, o anúncio oficial da chegada de Azzedine Ounahi - e os campos onde todos os dias os comandados de Igor Tudor afinam estratégias. 

A aventura terminou, por fim, no relvado, o centro do futebol. 

Notícias ao Minuto O centro de treinos do Marseille. © Notícias ao Minuto  

Leia Também: O incrível ambiente no Vélodrome durante o Marseille-AS Monaco

Leia Também: Dante como Pepe e José Fonte: "Esse é o segredo..."

Leia Também: Dante e a chegada de um estrangeiro à seleção: "Se for Abel ou Jesus..."

Leia Também: Do balneário ao relvado: Conheça o Allianz Riviera, a casa do Nice

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório