Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

UEFA anuncia alterações na Liga das Nações e acesso ao Euro e ao Mundial

Mudanças no modelo vão entrar em vigor a partir de 2024.

UEFA anuncia alterações na Liga das Nações e acesso ao Euro e ao Mundial
Notícias ao Minuto

17:17 - 25/01/23 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA

A UEFA anunciou nesta quarta-feira as alterações já previstas nos moldes competitivos, quer das fases de apuramento para o Campeonato do Mundo, quer da Liga das Nações.

A decisão foi tomada em reunião na manhã desta quarta-feira. A nota do organismo afirma que as federações nacionais foram devidamente consultadas antes da tomada de decisão, tendo chegado a um consenso quanto às duas provas.

A Liga das Nações vai ser expandida com uma nova fase a eliminar a ser disputada em março. A medida permitirá a continuidade entre a fase de grupos, encerrada em novembro, e a fase final da prova, agendada para junho. Os vencedores e segundos classificados dos grupos da Liga A vão entrar nos quartos-de-final, com jogos em casa e fora, qualificando-se, a seguir, para uma 'final four'.

O terceiro classificado da Liga A e o segundo colocado da Liga B vão disputar um playoff, decidindo-se, à moda da I Liga portuguesa, quem sobe, desce ou se mantém na divisão. O mesmo acontecerá com o terceiro colocado da Liga B e o segundo da Liga C.

Já a qualificação das nações europeias para o Europeu e o Mundial será mais "consolidada". As equipas serão sorteadas em 12 grupos de quatro e cinco equipas, uma medida que, espera o organismo, cause a "revitalização" da competição, tornando-a "menos previsível e mais dinâmica". Os grupos de cinco equipas começarão a qualificação em março ou então em junho, isto no caso de estarem ainda nos quartos-de-final da Liga das Nações ou no playoff. Os grupos de quatro equipas começam a caminhada em setembro.

Os vencedores dos grupos garantem entrada direta no Europeu ou no Mundial, ao passo que os segundos colocados terão de passar pelo habitual playoff de acesso. A fase final das respetivas provas não sofreu qualquer alteração.

As novas medidas serão postas em prática já a partir do Euro'2024, prova que Aleksander Ceferin espera ver mais emocionante.

"A previsibilidade da qualificação europeia também foi abordada e tratada, com um novo formato que oferecerá a todas as equipas uma hipótese igual de se apurar para os principais torneios. O novo formato promete trazer mais emoção às competições de seleções de futebol da Europa, que continuam a crescer cada vez mais", disse o presidente da UEFA.

Leia Também: 'Revolução' à vista? O que pode mudar no pré-Mundial e na Liga das Nações

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório