Não há duas sem três. Leão ruge mais alto e volta à final da Taça da Liga

Sporting vai jogar a grande decisão da prova em Leiria. Adversário será FC Porto ou Académico de Viseu.

Notícia

© Global Imagens

Tiago Antunes
24/01/2023 21:50 ‧ 24/01/2023 por Tiago Antunes

Desporto

Taça da Liga

O Sporting venceu o Arouca nesta terça-feira por 2-1, em jogo da fina four da Taça da Liga. Os leões dominaram a partida, mas passaram por vários calafrios que deixaram Rúben Amorim inquieto.

O primeiro surgiu logo ao segundo minuto, quando o Arouca ameaçou a baliza de Adán. Depois desse lance, só deu Sporting... até ao golo do Arouca. Antony fez o segundo remate da sua equipa e conseguiu bater Adán. Valeu aos leões a atenção do VAR, que anulou o golo.

Na sequência, Paulinho deixou o Sporting na frente antes do intervalo. Na entrada da segunda parte, Dabbagh empatou o encontro com falha da defesa leonina, pertencendo novamente a Paulinho a decisão final, já nos últimos 10 minutos de jogo.

Com este resultado, o Sporting carimba a passagem à final da Taça de Portugal pela terceira vez seguida. Os leões vão em busca do 'tri', esperando para ver qual será o adversário. FC Porto e Académico de Viseu são as opções.

Filme do jogo

Se havia dúvidas, aqui ficaram desmistificadas: a Taça da Liga é a onda do Sporting. Os leões carimbaram a passagem à final da prova depois de um jogo que complicou-se gradualmente, apesar do maior domínio das cores verde e branco.

O início de jogo pedia-se mexido. Quem marcasse primeiro garantia o controlo do jogo. Quem esteve sempre mais perto foi o Sporting, que ainda que a primeira oportunidade tenha pertencido ao Arouca.

Logo ao segundo minuto de jogo, Adán foi chamado a intervir numa jogada rápida dos arouquenses. Valeu o fora-de-jogo assinalado, mas sinal de perigo muito cedo no encontro. Amorim tinha a lição bem estudada, pelo menos deu-o a entender na antevisão ao jogo. Ciente da estratégia do adversário, com uma linha defensiva preenchida, rápida e pouco vulnerável, puxar o Arouca para fora da posição revelou-se uma ideia falhada.

A equipa de Armando Evangelista parecia mecanizada no bom sentido. Não deixou o seu posicionamento, nunca cedeu à tentação de o fazer e, por isso, o espaço a explorar pelo Sporting revelou-se muito pouco. Edwards raramente teve espaço para rasgos técnicos, enquanto Paulinho, a deambular na área, andou perdido e longe do que se pedia.

A equipa de Alvalade foi tentando vencer as adversidades e acabou a primeira parte a 'massacrar', ainda que muito perdulário em frente à baliza. O domínio de jogo avassalador não foi traduzido em golos e o Sporting arriscou pagar caro. Sinal disso foi a embrulhada que se deu em cima do minuto 45.

O Arouca chegou ao golo no segundo remate feito na primeira parte. Antony desenhou um chapéu a Adán, um golo bonito demais para ser anulado. Fábio Veríssimo não concordou. Ao desbobinar a cassete, o árbitro da partida descortinou uma mão de João Basso na bola, anulando o golo e provocando o caos.

Do banco dos arouquenses chegaram muitos protestos, dando aso a vermelhos diretos. Na resposta a esse lance, que deu em livre para o Sporting, Paulinho redimiu-se e deu aos leões a vantagem antes do intervalo.

No arranque da segunda parte, o leão ficou irreconhecível. Não foi a primeira vez na época, por isso não deverá ter sido a última. Matheus Reis esteve quase bem na frente ao marcar um golo que acabou anulado por fora-de-jogo. Já lá atrás, ao pé da sua baliza, o brasileiro fez asneira e complicou a vida a Adán, que teve de se aplicar.

Fora essa, foram mais duas as falhas do leão em 10 minutos da segunda parte. Depois de mais uma oferta, o Arouca acabou por marcar o golo do empate. Com alguma passividade, incluindo na baliza, a seu favor, Dabbagh apareceu sozinho e marcou.

A pressão chegou, a equipa desconcertou-se e foi preciso ordem, calma, saber jogar como Amorim quer: com capacidade de lutar por títulos. Foi esse pensamento que fez a diferença. Depois de muito tentar, os leões chegaram ao golo da vitória. Paulinho fechou o resultado, dando-lhe justiça, ainda que o Arouca tenha dado a sua palavra pelo espetáculo.

Como não há duas sem três, o leão lá vai outra vez rumo à final da Taça da Liga. Pela terceira vez seguida, em busca do quinto troféu, o Sporting prepara-se para defrontar FC Porto ou Académico de Viseu.

Momento do jogo: O golo anulado ao Arouca. Lance muito polémico, que beneficiou o infrator em várias medidas. Uma delas foi o golo de Paulinho, que deixou o Sporting muito perto da vitória.

Onzes iniciais

Arouca: Thiago; Esgaio, Basso, Opoku, Sylla, Weveson; Uri Busquets, David Simão; Antony, Alan Ruiz, Dabbagh.

Sporting: Adán; St. Juste, Coates, Matheus Reis; Esgaio, Ugarte, Morita, Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Edwards, Paulinho.

Antevisão

Sporting e Arouca vão defrontar-se nesta terça-feira, em jogo da 'fina four' da Taça da Liga. O vencedor deste duelo terá viagem garantida rumo à final da prova.

O Sporting é o atual detentor do troféu, bicampeão, tal como foi entre 2017 e 2019. Já o Arouca leva a sua melhor campanha na prova, procurando fazer história. Na final, leões ou arouquenses vão defrontar o FC Porto ou o Académico de Viseu.

O Arouca-Sporting joga-se a partir das 19h45 desta terça-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Poderá acompanhar a par e passo as incidências desse encontro aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Arouca-Sporting: Um passo rumo ao 'tri' ou uma história encantada?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Após falhar jogo por lesão, Trippier envolto em polémica com bar de strip

Premier League

Após falhar jogo por lesão, Trippier envolto em polémica com bar de strip

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Toyota lança o elétrico mais potente de sempre (com 560 km de autonomia)

Toyota

Toyota lança o elétrico mais potente de sempre (com 560 km de autonomia)

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas