Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Arouca-Sporting: Um passo rumo ao 'tri' ou uma história encantada?

Leões não falharam as últimas duas finais, contando com quatro Taças da Liga no palmarés. Arouquenses querem abrilhantar ainda mais a melhor campanha pessoal na prova.

Arouca-Sporting: Um passo rumo ao 'tri' ou uma história encantada?
Notícias ao Minuto

07:48 - 24/01/23 por Tiago Antunes

Desporto Antevisão

Arouca e Sporting defrontam-se nesta terça-feira, em jogo da 'final-four' da Taça da Liga. O bilhete para a grande final compra-se aqui, não havendo margem de erro para qualquer um dos lados.

Os leões procuram dar o passo necessário para chegarem à grande final da prova, à qual não faltaram nos últimos dois anos. A equipa de Alvalade conta já com quatro Taças da Liga no seu palmarés: 2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22.

Já o Arouca está a viver um sonho. O emblema da Serra da Freita nunca tinha chegado tão longe nesta competição, estando igualmente perto de fazer história caso alcance a final.

O vencedor deste jogo irá marcar encontro com FC Porto ou Académico de Viseu no próximo sábado, em Leiria. Antes disso, às 19h45, Sporting e Arouca terão de medir forças.

Treinadores em discurso direto

Armando Evangelista

Antevisão: Em relação à nossa forma de jogar e de abordar os jogos, há uma coisa com que me preocupo: os jogadores não têm de ter medo de perder. Quando entramos dentro de campo sem medo de perder, provavelmente estamos mais próximos de ganhar. É essa mentalidade que procuro incutir nos jogadores.

Jogar para vencer: Estar nesta 'final four' não é viver um sonho. Estamos a viver a realidade, porque estamos cá. [Final] É uma realidade difícil de alcançar, como é óbvio, temos muitas pedras pelo caminho, mas temos tido a capacidade de as retirar e seguir com algum êxito. É legítimo acreditarmos que podemos continuar nela [final four].

Jogar o que o Sporting deixar: Existem diferenças entre os dois clubes e as nossas pretensões são olhar para o jogo como olhamos para qualquer adversário, sabendo que do outro lado existe uma estratégia, valores individuais e coletivo.

Rúben Amorim

Antevisão: O Neto já está a treinar, mas ainda não está com os índices que queremos. O Trincão está doente, não vai a jogo. Vamos apresentar o melhor onze tendo em vista este jogo, mas não só, com muita atenção ao que aconteceu em Arouca. É um jogo contra uma equipa que já nos venceu, não tem responsabilidade nenhuma, mérito do mister Evangelista. Começam em pressão logo no pontapé de baliza, com linha de cinco e sete. Este jogo define um titulo e queremos ir à final.

Mais perto de conquistar a Taça da Liga: É a que está mais perto. Dependemos de nós, sabendo que ainda estamos na Liga Europa. Mas aí temos adversários de outra capacidade. No campeonato estamos atrás e não dependemos só de nós. Esta decide-se numa semana. Clubes grandes vivem de títulos. Comparando com os dois anos passados, é importante que a equipa ganhe títulos, há jogadores que ainda não ganharam títulos e têm de ter essas sensações.

Taça da Liga salva a época? Não salva nada. Não podemos ver assim,. É uma competição que podemos ganhar. O objetivo principal é lutar pelo título, perdemos muitos pontos e estamos atrás. A Taça de Portugal é uma ambição, o Sporting tem tradição na prova, e perdemos com uma equipa da Liga 3. Olhando para esta competição, podemos vencer. Depende só de nós. Não salva nada porque ainda estamos a meio da época.

Ambiente da equipa: Eles têm muita vontade de ganhar. Têm sempre pressão. Os jogadores do Sporting estão mais pressionados quando jogam no campeonato e sentem que estão mais atrasados, que os rivais não perdem pontos. Há jogadores que ainda não sabem o que é lutar por títulos, isso é que é uma grande pressão. Eles têm muita vontade de ganhar, certamente alguns estão ansiosos. Mas a grande pressão de um jogador num clube grande é estar atrasado e não estar no lugar onde devia pela grandeza do clube. O jogo de amanhã será diferente, será um excelente jogo contra uma excelente equipa.

Maior pressão neste jogo? Acho que não. Temos jogador bem, com o desenrolar do jogo temos mostrado ansiedade, não temos sido consistentes. Mas a entrar no jogos tivemos bola, empurramos o adversário para trás. Melhoramos olhamos para a equipa e está a evoluir. Vamos estar mais desinibidos e vão dar uma resposta melhor que a do campeonato. No último jogo do Arouca, vínhamos do Tottenham, onde empatamos. Senti que era preciso uma preparação mais mental, culpa do treinador. Sofremos um golo de bola parada, eles mudaram para uma linha de sete e não houve capacidade aí. Os jogadores vão dar resposta. Noutros anos, tinha a certeza que íamos marcar mais golos, sofrer menos. Agora depende. Acredito que vamos vencer o jogo.

Últimos resultados

Arouca: D-V-D-E-V

Sporting: V-V-D-E-V

Últimos onzes

Arouca: De Arruabarrena; Esgaio, Basso, Galovic, Quaresma; Soro, Arsénio, Sylla; Ruiz, Adílio Santos, Dabbagh.

Sporting: Adán; Inácio, Coates, Matheus Reis; Porro, Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Trincão, Edwards, Paulinho.

Ausências

Arouca: [Nada a registar]

Sporting: Neto, Daniel Bragança, Trincão.

Leia Também: "Tenho muita vontade de continuar a conquistar títulos pelo Sporting"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório