Governo gaulês quer que federação assuma responsabilidades no caso Zidane

A ministra francesa dos Desportos, Amélie Oudéa-Castera, pediu hoje ao comité executivo da Federação Francesa de Futebol (FFF) que "assuma as suas responsabilidades" face às polémicas declarações do seu presidente, Noël Le Graët, sobre o técnico Zinedine Zidane.

Notícia

© Getty Images

Lusa
09/01/2023 19:13 ‧ 09/01/2023 por Lusa

Desporto

França

importante que o comité executivo da FFF avalie bem a situação, num momento de reflexão que o convido a ter", declarou a política, em conferência de imprensa na sede do ministério.

Apesar de não pedir explicitamente a demissão do líder da FFF, Oudéa-Castera sublinhou que "existem pessoas dentro do comité executivo" que já "demonstraram o seu valor, a sua eficiência, a sua visão e o sentido de responsabilidade", e que são capazes de "colocar esta federação no bom caminho".

Segundo a ministra, Le Graët teve uma "falha na função de representação" do futebol gaulês, com declarações que "falharam seriamente", pelo que deixou um aviso: "Não quero mais estas situações. Ele acostumou-nos com estes despropósitos".

A governante apontou para algumas frases polémicas do dirigente, de 81 anos, em relação aos fenómenos do racismo e da homofobia no futebol, considerando que as mesmas "podem chocar as comunidades", além de prejudicarem a imagem de França e ofenderem os franceses.

No domingo, numa entrevista à rádio RMC Sport, horas depois de a FFF ter prolongado até 2026 o contrato com o selecionador Didier Deschamps, Le Graët teceu comentários pouco respeitosos sobre Zidane, apontado por alguma imprensa como um possível sucessor do atual técnico dos vice-campeões mundiais.

"Se Zidane tentasse falar comigo, nem falaria com ele. O que lhe iria dizer? Provavelmente: Olá senhor, não se incomode, procure outro clube. Acabei de acertar tudo com Didier [Deschamps]", referiu o líder da FFF.

Questionado sobre a possibilidade de Zidane vir a ocupar o lugar de Tite à frente da seleção do Brasil, Noël Le Graët voltou a ser pouco cordial para com o antigo internacional francês.

"Zidane no Brasil? Não sei, ficaria surpreendido. Mas, pouco me importa, ele que vá para onde quiser", disse o presidente do organismo máximo do futebol francês, acrescentando: "Vocês são muito pró-Zidane, dediquem-lhe um programa especial para que encontre um clube ou uma seleção".

Hoje, o presidente da FFF pediu desculpa a Zinedine Zidane, pelos comentários "desajustados" que fez sobre o antigo internacional gaulês.

"Gostaria de me desculpar pelas declarações que, em absoluto, não refletem o meu pensamento, nem a minha consideração pelo jogador que foi e pelo treinador em que se tornou", escreveu em comunicado Noël Le Graët.

O responsável assumiu ainda que não deveria ter dado a entrevista, porque "o que procuravam era a polémica, opondo Didier [Deschamps] a Zidane, dois monumentos do futebol francês".

De resto, antes da intervenção de hoje, a ministra Amélie Oudéa-Castera já tinha exigido que fosse apresentado um pedido de desculpas a Zidane, campeão mundial com a França em 1998, e europeu em 2000.

"É uma vergonhosa falta de respeito, que nos ofende a todos, para com uma lenda do futebol e do desporto. Um 'presidente' não devia dizer isto", escreveu a ministra na rede social Twitter.

O avançado internacional francês Kylian Mbappé também reagiu às declarações, afirmando nas redes sociais: "Zidane é a França, não se pode desrespeitar uma lenda desta forma".

E o Real Madrid, clube no qual Zidane fez história como jogador e como treinador, considerou, em comunicado, que as palavras do presidente da FFF "mostram uma falta de respeito para com uma das figuras mais admiradas do futebol mundial" e exigiu um pedido de desculpas público a Zidane, que em maio de 2021 deixou o comando técnico dos 'merengues'.

Leia Também: Presidente da Federação francesa pede perdão a Zidane

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

França

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas