FPF lança projeto "Bola Mágica" com mais de 1.600 crianças em 44 escolas

O projeto-piloto "Bola Mágica" da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arrancou hoje em 44 escolas, alcançando mais de 1.600 crianças do 1.º ciclo do ensino básico, revelou a entidade liderada por Fernando Gomes.

Notícia

© Reuters

Lusa
09/01/2023 16:59 ‧ 09/01/2023 por Lusa

Desporto

Solidariedade

"A Bola Mágica é um projeto-piloto da FPF, no âmbito do plano Futebol 2030, que envolve 44 escolas e que cobre todo o país para recolher informação e conhecimento científico", realçou à Lusa Arménio Pinho, o diretor da FPF responsável pelo projeto, sublinhando que o objetivo é que no próximo ano letivo o mesmo esteja disseminado por todo o continente e ilhas.

O projeto, que vai decorrer no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de Apoio à Família (CAF), consoante a escola, começou hoje e vai decorrer até 31 de março, arrancando com 24 pilotos abrangendo todos os diferentes distritos/regiões do país.

Em causa está a oferta estruturada de sessões lúdicas de atividade física desportiva de uma hora (12 sessões no caso das AEC e 24 no caso das CAF) que têm a bola como elemento fundamental, sendo que todo o material necessário à sua implementação foi disponibilizado pela FPF (bolas multiatividades, bolas de ténis, bolas de praia, cordas, arcos, coletes e cones).

"O nome 'Bola Mágica' vem do facto de a bola multiatividades, utilizada nas sessões, permitir jogar com os pés e com as mãos, garantindo que o projeto não se restringe ao futebol, evitando desta forma que as crianças se especializem desde cedo numa só modalidade -- algo que a equipa técnica da FPF defende", sublinhou Arménio Pinho.

O projeto e respetivas sessões foram pensados por uma equipa multidisciplinar composta por três professores da FPF (André Seabra, José Guilherme Oliveira e Júlio Costa) e por dois elementos externos (professores Carlos Neto e Susana Vale), apoiados ainda por um Conselho Consultivo e um Conselho Multidisciplinar que integra a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Direção-Geral da Educação (DGE) e a secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

Foram também ouvidos vários especialistas das áreas da Psicologia, Pedopedagogia e Educação Física.

"Uma equipa irá analisar o impacto do projeto na saúde das crianças, na qual estão envolvidas 15 instituições de Ensino Superior, responsáveis por realizar testes de competência motora nos grupos piloto e controlo, antes e depois do projeto, através de uma bateria de testes chamada 'Motor Competence Assessment'", especificou o diretor da FPF.

O objetivo é "oferecer um programa lúdico com foco no 'brincar' que possibilite aumentar os níveis de atividade física e de felicidade das crianças envolvidas, respondendo assim aos baixos níveis de prática de atividade física que se verificam em Portugal", assinalou Arménio Pinheiro.

Além disso, o projeto vai disponibilizar uma série de sugestões de exercícios que permita uma melhor organização das sessões práticas de atividade física e desportiva, tendo ainda por intuito entender o impacto que o aumento da atividade física desportiva em crianças do 1.º ciclo tem na suas capacidades coordenativas, felicidade e bem-estar, aptidão aeróbica, composição corporal e saúde mental.

Segundo avançou o responsável, a fase de planeamento do projeto envolveu mais de 150 parceiros (associações de futebol, autarquias, agrupamentos de escolas, especialistas e gestão de projeto), e para a fase de implementação vão estar envolvidos cerca de 100 profissionais.

Destes, metade pertencem a 15 instituições de ensino superior do país (liderados pelos professores Luis Paulo Rodrigues e Rita Cordovil), os responsáveis por medir o impacto do projeto na saúde das crianças, e a outra metade composta pelos professores das AEC e CAF (que participaram numa ação de formação prática dinamizada pela FPF em novembro, protagonizando a primeira reunião nacional de professores de AEC e CAF).

O projeto terá a duração de 12 semanas, sendo que as semanas que antecedem, e precedem, o início e o final do projeto são reservadas aos testes de competência motora, que já estão em andamento.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Nuno Lobo

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas