Ganso resistiu... e o dragão 'tombou': As notas do Casa Pia-FC Porto

Empate concedido no Jamor atirou com os dragões para a terceira posição da I Liga e aumentou a distância para o líder, o Benfica, para os sete pontos.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
08/01/2023 07:11 ‧ 08/01/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O FC Porto desperdiçou a oportunidade de chegar à jornada em que se disputa o dérbi entre Benfica e Sporting a apenas cinco pontos da liderança, fruto da 'escorregadela' preconizada, este sábado, no Jamor, onde não conseguir ir além do nulo, diante do Casa Pia.

Os dragões assumiram a iniciativa de jogo e passaram a primeira parte praticamente instalado no meio-campo ofensivo, mas só conseguiram criar algum perigo com remates de longe, da autoria de Matheus Uribe e Otávio, que Ricardo Batista segurou sem dificuldades.

Os gansos, por sua parte, fizeram de tudo para resistir ao domínio azul e branco, mesmo depois do primeiro contratempo, quando Ângelo Neto saiu lesionado devido a uma entrada de Matheus Uribe, e quando Lucas Soares foi expulso, por acumulação de amarelos.

Os campeões nacionais em título disputaram toda a segunda parte em vantagem numérica e impuseram o seu jogo ainda com mais vigor, somando oportunidades atrás de oportunidades, fazendo passar a ideia de que, mais cedo ou mais tarde, o golo acabaria por surgir.

A verdade é que ele não surgiu, muito por culpa de Ricardo Batista, que defendeu o possível e o impossível para manter o empate, que não só atirou o FC Porto para a terceira posição da I Liga, ultrapassado pelo Sporting de Braga, como ainda aumentou o 'fosso' para o líder, o Benfica, para sete pontos.

O Casa Pia, por sua vez, mantém-se na quarta posição, com 27 pontos, menos um do que o quarto classificado, o Sporting, que pode aproveitar a ocasião para 'descolar', bastando para tal que derrote o Marítimo, no Funchal, já no domingo.

Figura

Ricardo Batista apresentou-se como uma autêntica 'muralha' na baliza do Casa Pia, travando toda e qualquer investida do ataque do FC Porto. O ponto alto teve lugar aos 70 minutos, quando Toni Martínez apareceu completamente isolado na pequena área, mas uma defesa do guarda-redes 'à futsal' impediu o golo.

Surpresa

Quem assistiu à exibição de Takahiro Kunimoto não percebeu, certamente, de que este foi apenas o segundo jogo a titular desde que regressou de uma grave lesão. O japonês demonstrou muita disponibilidade física, tendo agitado o jogo, primeiro, na ala direita, e depois, na ala esquerda, nunca descurando as tarefas defensivas.

Desilusão

Uma distinção que não pode ir para outro jogador que não Lucas Soares. O Casa Pia assinou uma exibição, praticamente, imaculada do ponto de vista defensivo, na primeira parte, mas deitou tudo a perder quando se 'esqueceu' de que já tinha um cartão amarelo e cometeu uma falta imprudente sobre Wenderson Galeno, que lhe valeu a ordem de expulsão.

Treinadores

Filipe Martins: Mais uma exibição positiva do Casa Pia, especialmente, ao nível do rigor defensivo, até mesmo depois dos dois contratempos que retiraram Ângelo Neto e Lucas Soares de campo. Ofensivamente, os gansos foram explorando, aqui e ali, a velocidade de Saviour Godwin e Takahiro Kunimoto, nas alas, mas não deu para mais.

Sérgio Conceição: O FC Porto teve muitas dificuldades em quebrar o bloco do Casa Pia, na segunda parte, pouco mais conseguindo fazer do que remates de meia distância. Já no segundo tempo, e em vantagem numérica, os dragões cresceram e criaram oportunidades em catadupa, mas esbarraram, invariavelmente, em Ricardo Batista.

Árbitro

A exibição de Nuno Almeida fica, indelevelmente, marcada pela expulsão de Lucas Soares, que não deixa margem para dúvidas. Resta, no entanto, saber onde estava o rigor do árbitro algarvio quando, aos 16 minutos, Matheus Uribe 'abalroou' e lesionou Ângelo Neto, conseguindo 'escapar' sem qualquer ação disciplinar.

Leia Também: A entrada imprudente de Lucas Soares a Galeno que valeu expulsão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Nuno Lobo

Polémica invasão no Benfica-Sporting dá que falar: "É o Batman?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas