Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

O futebol sofreu uma das piores derrotas. Morreu o 'rei' Pelé

O antigo futebolista, uma das maiores lendas do desporto-rei, encontrava-se internado desde o passado dia 29 de novembro. Tinha 82 anos.

O futebol sofreu uma das piores derrotas. Morreu o 'rei' Pelé
Notícias ao Minuto

18:58 - 29/12/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Brasil

Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, morreu, esta quinta-feira, aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo seu agente Joe Fraga à Associated Press.

Mais tarde, a unidade hospitalar onde o antigo jogador estava internado confirmou que Pelé morreu "em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia".

"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol", pode ler-se na nota assinada pelos médicos Dr. Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista, Dr. Rene Gansl, oncologista, Dr. Alexandre Holthausen, cardiologista, e Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Superintendente Médico e Serviços Hospitalares, todos do Hospital Israelita Albert Einstein.

O antigo futebolista, e uma das maiores lendas do desporto-rei, encontrava-se internado desde o passado dia 29 de novembro, com vários problemas renais e cardíacos, quando se submeteu a uma reavaliação do tratamento ao cancro detetado em setembro de 2021, e ao tratamento de uma infeção respiratória, agravada pela covid-19, com antibióticos. Recorde-se que Pelé padecia de cancro do colón e nos últimos dias a doença tinha progredido de forma severa.

Desde que foi operado ao cancro, Pelé passou por um ciclo de sessões de quimioterapia que o obrigou a ir várias vezes ao hospital para acompanhar a sua evolução.

A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, na anca e nos joelhos, que reduziram a sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado ativo nas redes sociais.

Pelé será eternamente recordado pelo homem golo, uma 'fera' nas áreas rivais, capaz de aniquilar qualquer baliza num golpe de 'killer'. Por 756 ocasiões, o astro brasileiro gritou golo e por 818 vezes subiu a um relvado.

Figura incontornável do Santos, onde esteve entre 1956 e 1974, por lá rubricou 642 remates certeiros em 663 encontros. Já na seleção canarinha, onde o antigo futebolista conquistou três Mundiais (1958, 1962 e 1970), contabilizou 77 tentos em 92 partidas. Representou ainda o New York Cosmos.

Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.

Pelé não se resume apenas a números, representa uma bandeira, uma modalidade, uma inspiração para muitos jovens e um nome que nunca será só mais um, porque o ícone brasileiro validou o seu passaporte para o reino dos imortais.

Leia Também: Filha de Pelé quebra silêncio após morte do ex-futebolista

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório