Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Fim de linha? André Almeida perde braçadeira e saída está mais perto

Defesa experiente foi utilizado pela primeira vez a titular por Roger Schmidt, no amigável diante do Sevilla, naquela que poderá ter sido a despedida do emblema da Luz.

Fim de linha? André Almeida perde braçadeira e saída está mais perto
Notícias ao Minuto

06:57 - 13/12/22 por Miguel Simões

Desporto Benfica

Apesar de estar ligado ao Benfica desde 2011, André Almeida não vive dias fáceis no emblema da Luz e a aproximação do mercado de inverno poderá ser perentória para decidir o futuro do jogador.

O experiente defesa de 32 anos estreou-se a titular esta temporada, no duelo de cairz particular diante do Sevilla, no passado domingo, mas com a particularidade de não ter envergado a braçadeira de capitão, que foi utilizada por Rafa.

Face à ausência de João Mário e Nicolás Otamendi, convocados para o Mundial do Qatar por Portugal (entretanto eliminado) e Argentina, respetivamente, seria de esperar que André Almeida pudesse capitanear a equipa encarnada, porém, isso não aconteceu, numa época em que até Grimaldo e Odysseas Vlachodimos já utilizaram a braçadeira de capitão.

Roger Schmidt tem preferido dividir a titularidade no lado direito da defesa entre Gilberto e Alexander Bah, sendo que, quando um entra de início, o outro costuma estar pronto para entrar no decorrer dos jogos. No meio de tudo isto, André Almeida raras vezes entra na ficha de jogo, sendo que já nem a hierarquia de capitães parece ocupar.

Notícias ao Minuto André Almeida chegou a jogar na Liga dos Campeões na época passada, porém, desde a chegada de Roger Schmidt não somou minutos em jogos oficiais.© Getty Images  

Estatuto perdido em final de contrato

Ao longo das últimas onze temporadas em que esteve ligado às águias, André Almeida posicionou-se praticamente sempre no topo da hierarquia de capitães de equipa, de tal forma que, mesmo quando entrava a partir do banco, via a braçadeira ser-lhe prontamente colocada.

Porém, as coisas mudaram. André Almeida deixou de ser um titular absoluto no Benfica desde 2018/19 e, com várias lesões pelo meio, uma das quais com paragem de nove meses, passou a ser mais um 'homem de balneário', pela experiência que lhe é reconhecida dentro e fora das quatro linhas.

Esta temporada, sob as orientações do treinador alemão, o lateral-direito apenas tinha jogado 45 minutos no primeiro particular das águias, diante do Reading (2-0) e, apesar de ter estado na ficha de jogo de dois jogos da Liga dos Campeões (diante do Midtjylland) e ainda em jogos da Taça da Liga e Taça de Portugal, apenas voltou a somar minutos no amigável do passado domingo, diante do Sevilla, tendo sido opção na primeira parte.

Tudo isto acontece numa altura em que se aproxima o fim de contrato do jogador com o clube, com término apontado para julho de 2023. Nesse sentido, a janela do mercado de inverno poderá vir a ser crucial para decidir o futuro de André Almeida, cada vez mais próximo da porta de saída, apesar de todo o palmarés conquistado ao serviço do Benfica desde 2011, altura em que saiu do Belenenses.

Leia Também: "Sporting achou que não devia jogar com João Mário. Não sei o motivo"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório