A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) confirmou, esta segunda-feira, a morte de Hermínio Barreto, figura emblemática da modalidade em Portugal. Aos 87 anos, o antigo jogador e treinador do Sporting perdeu a vida.
"A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) manifesta o seu mais profundo pesar pela morte de Hermínio Barreto, aos 87 anos. Grande estudioso da modalidade, professor universitário e antigo jogador e treinador, assim como selecionador nacional e diretor técnico nacional da FPB, Hermínio Barreto, marcou gerações no nosso basquetebol", pode ler-se no nota oficial do FPB.
Também o Sporting já reagiu à morte de Hermínio Barreto, recordando todo o percurso protagonizado em Alvalade.
"Hermínio Barreto começou a jogar basquetebol em Moçambique, onde nasceu, e chegou a Lisboa em 1956, tendo entrado para o Sporting Clube de Portugal nesse ano. Tornou-se uma referência da modalidade a nível nacional, tendo contribuído para a conquista do Campeonato Nacional de 1959/1960. Depois de terminar a carreira, foi treinador e orientou o Sporting CP, tanto nas camadas jovens como nos seniores. Foi ainda técnico de outros emblemas e seleccionador nacional e revelou-se um académico de excelência com muitos trabalhos publicados na área do basquetebol e do desporto. Em 1968 recebeu o Prémio Stromp na categoria Técnico Profissional", pode ler-se na mensagem de pesar dos leões.
O Sporting CP manifesta o seu pesar pela morte de Hermínio Barreto, ex-jogador e treinador do Basquetebol Leonino, que faleceu esta segunda-feira aos 87 anos.
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) December 12, 2022
Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências. pic.twitter.com/jgGduxxFNL