Powered bySolverde
Disclaimer

Portugal segue em frente e celebra-se em Luanda o vermelho e verde

A goleada de Portugal frente à Suíça celebrou-se hoje em Luanda, com milhares de portugueses a vibrar na capital angolana com a passagem aos quartos de final do Mundial de futebol do Qatar.

Mundial2022: Portugal segue em frente e celebra-se em Luanda o vermelho e verde

© Lusa

Lusa
06/12/2022 22:52 ‧ 06/12/2022 por Lusa

Desporto

Mundial'2022

Muitos optaram por juntar amigos à volta da mesa num dos mais tradicionais restaurantes da cidade, bem conhecido pelos apreciadores de comida portuguesa, o São João, que teve casa cheia, com os comensais de olhos pregados nos écrans espalhados pela sala, e por hoje mais concentrados no jogo do que na refeição.

O primeiro golo, aos 17 minutos de jogo, foi celebrado de forma pouco efusiva, mas o entusiasmo foi crescendo quando cerca de um quarto de hora mais tarde Portugal voltou a marcar.

A emoção intensificava sempre que os jogadores portugueses se aproximavam da baliza suíça, com os adeptos a oscilar entre a indignação do "passa a bola" e a aprovação das palmas para os melhores lances e o desfile de golos que prosseguiu até aos momentos finais.

Felisbela Vitorino, natural de Barroselas (Viana do Castelo) e residente há vários anos em Angola, viveu com emoção a partida, assumindo a paixão pelo futebol, sobretudo quando joga a seleção.

"Estando em Portugal ou fora, a emoção é a mesma, talvez estando fora seja ainda mais especial", disse à Lusa, considerando que o jogo foi "mais fácil do que estava à espera" e elogiando a "união da equipa" que, acredita, vai fazer Portugal chegar à final.

"Viva Portugal!", exclamou.

Luis Antunes, natural de Alenquer e em Angola há 15 anos, admite que vive os dias de jogo com "uma emoção diferente", e com grande satisfação quando Portugal ganha.

"Aqui tem outro gosto", brinca.

Para Luís, os jogos têm uma rotina própria e cada um tem o seu amuleto. Neste Mundial é o amigo Ricardo, que o acompanha hoje e nos jogos que Portugal ganhou, explica.

"Sábado cá estaremos novamente, vai ser o nosso amuleto da sorte e o nosso contributo. Ele é o meu amuleto e eu sou o amuleto dele e nós os dois torcemos pela seleção", salienta.

Apesar de ter ainda dúvidas sobre quem vai ser o adversário na final, afirma ter "98 a 99% de certeza de que Portugal será campeão".

Sobre o desempenho das equipas africanas, considera positivo que haja mais seleções a chegar a sobressair para "acabar com a supremacia das equipas europeias".

"O que se nota é que as grandes equipas estão a entrar em declínio e as pequenas equipas - como Portugal há uns anos - estão a ascender, tal como as equipas africanas. E é preciso não esquecer que a maioria dos jogadores destas equipas jogam na Europa em grandes clubes e trazem todo o conhecimento para as suas seleções", comentou.

Também visivelmente bem-disposto está Licínio Barreira, o atual proprietário do restaurante que há mais de 50 anos se estabeleceu em Luanda.

"Para quem esta a 6.000 quilómetros de casa estas alegrias fazem-nos muito bem, dão-nos muto alento para continuar a trabalhar amanhã e na próxima semana, porque não e fácil estar fora das nossas famílias, dos nossos amigos. Fazemos esse trabalho de casa, vamos convidando, vamos passando a mensagem, tentando sempre que a casa tenha uma taxa de ocupação boa, simpática, sem confusões", disse à Lusa.

Apesar de estar a trabalhar, foi espreitando o andamento dos jogos.

"Estive com muita atenção aos golos de Portugal, fui vibrando como toda a sala vibrou. Penso que temos equipa para ir às meias-finais e até mesmo à final", prevê, acrescentando que recebeu já hoje várias reservas para sábado, dia em que Portugal defronta Marrocos e haverá um misto de comida angolana e portuguesa.

Leia Também: Imagens do 17.º dia do Mundial: A festa lusitana e a desilusão espanhola

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus regressa às origens e faz o que não tinha feito na Reboleira

Redes Sociais

Jorge Jesus regressa às origens e faz o que não tinha feito na Reboleira

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Maserati em dificuldades. Poderá a Stellantis vender a marca?

STELLANTIS

Maserati em dificuldades. Poderá a Stellantis vender a marca?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas